FecharX

Amor e tradição: Comida di Buteco

Concurso completou 15 anos. Saiba mais sobre sua história


Créditos da imagem: Divulgação
Main 162651 ja to inno bh
Em 2014 o prato vencedor foi o Jeitinho Mineiro
Redação Sou BH
28/11/14 às 14:28
Atualizado em 01/02 às 18:03

Por Débora Gomes, jornalista do Sou BH

O Comida di Buteco só começa em abril do ano que vem, mas nós já estamos na contagem regressiva, ansiosos para saber quais as novidades e as delícias dos restaurantes participantes. Mas, enquanto essas notícias não chegam responda uma coisa: você sabe como e quando surgiu esse concurso? Não? Descubra aqui.

Foi em 1999, em uma festa de fim de ano da Rádio Gerais, que o produtor Eduardo Maya propôs ao proprietário da emissora, João Guimarães, e à gerente de Marketing e Comercial, Maria Eulália Araújo, a criação de um evento que valorizasse a cozinha mineira e os botecos da cidade de Belo Horizonte. Ideia perfeita, já que a cidade é conhecida como a capital dos bares.

Com o apoio financeiro e de mídia da Rádio Gerais, nascia então o Comida di Buteco, concurso dedicado exclusivamente aos botecos brasileiros. Mas foi só no ano seguinte (2000) que sua primeira edição aconteceu, já com dez botecos participantes e despertando a curiosidade do público. Até aí, a Rádio das Gerais emprestava seu total apoio, que acabou tendo um fim em 2005, com a extinção da emissora. Já com forças próprias, o evento se tornou independente e conhecido como o maior concurso do gênero no Brasil.

Daí por diante, os botecos e suas delícias não pararam mais, colocando BH em jornais internacionais como o New York Times. Com tanto sucesso, cidades como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador também entraram no concurso e, em 2010, o Comida di Buteco já alcançava Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto. Dois anos depois, Belém, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus e São Paulo.

Em 2013, com 14 anos de existência, o concurso já alcançava 16 cidades brasileiras, tornando-se conhecido e amado principalmente por seu papel de divulgação da cozinha de raiz. Este ano, o Comida di Buteco completou 15 anos, reunindo apaixonados por petiscos e enfatizando a importância dos estabelecimentos da capital.

Este ano, o tema para os botecos elaborarem os pratos foi livre. E aí, tem alguma sugestão de qual será o tema de 2015? Conta pra gente! Também estamos doidos para saber e organizar a caravana Sou BH para percorrer todos os estabelecimentos do evento. Bora?


Comentários