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Ansioso para o Enem? Veja algumas dicas para relaxar antes da prova

Meditação, atividades ao ar livre e técnicas de respiração podem ajudar os candidatos


Créditos da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
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Redação Sou BH
11/11/18 às 18:48
Atualizado em 01/02/19 às 17:43

Na tentativa de ingressar no ensino superior muitos estudantes se dedicam aos estudos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Faltando pouco tempo para a última etapa do teste, neste domingo (11), algumas dicas e técnicas de relaxamento podem ajudar a amenizar a ansiedade dos candidatos.

Atualmente cursando o fim do terceiro ano do ensino médio, Giovanny Roberto Faria, 17 anos, já fez a prova no ano passado como teste, assistiu vídeos, fez exercícios de apostilas e na internet, mas sabe que a ansiedade pode atrapalhar no dia. “É natural a ansiedade durante as provas. Para relaxar eu tento me alimentar com coisas mais leves, escutar uma música, praticar algum esporte, algo para me distrair”, conta o estudante que vai tentar os cursos de Fisioterapia ou Engenharia de Produção.

Além da dedicação aos estudos, no decorrer do ano, os participantes também podem dedicar alguns minutos do dia para relaxar e aliviar o estresse. O professor André Bandeira, da escola Satyananda Yoga Center, dá algumas dicas de relaxamento para os momentos de tensão. “Antes da prova observe a respiração abdominal, simplesmente a respiração natural no abdômen, isso ajuda a relaxar e a concentrar. Durante o exame, repare na respiração das narinas que também ajuda a focar”.

André, que trabalha com um workshop de yoga voltado para jovens em épocas de provas, ensina duas meditações rápidas, que utilizam a técnica da Consciência Testemunha:

- No caso de tensão grande, muitos pensamentos, pare um pouquinho de olhos fechados com o polegar e indicadores juntos, que ajuda a focar. Observe todos os pensamentos que vem à mente, sem julgar, simplesmente deixe vir qualquer fluxo de pensamento. Fale para si mesmo o que estiver pensando.

- Isso pode ser feito também com os sentimentos. Simplesmente observe e verbalize mentalmente. Sem se prender às emoções, deixe vir. Perceba também as reações do corpo ao longo do processo.

Segundo o professor, essas são técnicas que podem ser feitas no dia a dia. “O que desloca muita gente é o turbilhão de pensamento que a gente não sabe muito bem o que é. Quando você para e observa um pouco os pensamentos e as emoções eles perdem força. Perdem energia”, conclui.

A psicóloga Mariléa Castro orienta que os estudantes também amenizem um pouco o uso dos aparelhos eletrônicos e o acesso às redes sociais nos dias que antecedem as provas. “Tem que pensar no que pode tranquilizar esse ambiente em torno do jovem, em casa, fazer uma atividade que seja mais prazerosa, reduzir o excesso de estímulo”.

Marilea também indica:

- Tenha uma boa alimentação no dia; 
- Beba muita água; 
- Durma bem; 
- Fique atento aos horários da prova; 
- Planeje a saída de casa para não pegar trânsito no caminho da prova. 

Veja o que muda no trânsito de BH com o 2º dia de provas do Enem. 

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