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Uma padaria diferente em BH

A Seleve se destaca no mercado por vender exclusivamente produtos sem glúten e leite


Créditos da imagem: Divulgação Sebrae-MG
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Redação Sou BH
15/10/18 às 13:04
Atualizado em 11/02/19 às 17:05

*Especial publicitário - Este material é patrocinado

As irmãs Ana Tereza (farmacêutica) e Fernanda (nutricionista) pertencem a uma família de comerciantes e sempre tiveram o sonho de abrir o próprio negócio. Depois de se formar, realizaram o desejo. Como Fernanda fazia pós-graduação em Nutrição Funcional, notou que pessoas intolerantes, alérgicas e celíacas não conseguiam manter as dietas porque não encontravam bons produtos sem glúten e sem lactose. Por isso, as irmãs resolveram focar neste público. “Percebemos que havia uma demanda não atendida, que esse tipo de produto estava virando moda e que havia poucos players no mercado”, conta Ana Tereza.

As duas juntaram um capital inicial de R$ 40 mil e resolveram montar o empreendimento em casa. Elas fizeram um plano de negócio e colocaram a mão na massa. Contrataram um consultor (um chef experiente), que auxiliou no desenvolvimento das receitas, e desenvolveram a marca. As empresárias investiram também em equipamentos, utensílios, uniformes e matérias-primas. Por serem da área da saúde, tanto Ana Tereza quanto Fernanda se preocupam, acima de tudo, em criar alimentos que tragam qualidade de vida aos consumidores. “Acho que esse foi o nosso principal diferencial: fazer produtos artesanais sem alergênicos (glúten e leite), sem conservantes, sem enganações, sem falsas promessas”, diz Ana.

A ética no negócio deu às irmãs credibilidade junto a profissionais de saúde, que começaram a indicar o que elas faziam. As redes sociais se tornaram aliadas de peso, assim como os kits semanais, com entrega direta ao consumidor final. No início, elas trabalhavam em casa, mas já vendiam tudo que uma padaria “normal” vende: pães, bolos, tortas e outras delícias, só que sem alergênicos. Quando o Sebrae entrou em cena, a história mudou. Elas passaram por consultorias em Marketing e Finanças, curso de formação de preços, entre outras atividades.

Após quase dois anos, as irmãs decidiram montar o negócio fora de casa. Em julho de 2016, abriram a padaria Seleve Momentos Saudáveis, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, a primeira desse estilo na capital mineira.

A Seleve foi estruturada em quatro setores: cozinha do café, salão de vendas (com espaço para lanches), produção e administrativo. Os funcionários recebem treinamentos específicos na área em que vão atuar e são frequentemente consultados sobre melhorias na empresa.

Em abril, as empreendedoras fundaram uma fábrica de alimentos com auxílio do Sebraetec, programa do Sebrae que facilita o acesso dos pequenos negócios a serviços tecnológicos e de inovação para a melhoria de processos, produtos e serviços.

Com o sucesso da Seleve, e agora com o reforço da fábrica, Ana Tereza e Fernanda estão empenhadas na abertura de franquias da marca. “Estamos finalizando o processo e esperamos contar com a adesão de franqueadas ainda este ano”, informa Ana.

O êxito da padaria é fruto de muito trabalho, persistência e crença na própria capacidade. “Empreender não é fácil, mas é possível. Ao iniciar a empresa temos que aprender que é preciso entender de tudo – produto, mercado, Marketing, Administração. Mas, quando amamos o que fazemos, o caminho se torna mais suave”, avalia. Para o trabalho bem feito, as recompensas são naturais: no ano passado, as irmãs empresárias conquistaram o segundo lugar estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

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