FecharX

A todo vapor: Sou BH Talks reflete sobre o crescimento do mercado imobiliário

Especialistas no assunto falaram sobre a consolidação e os desafios dessa área tão promissora no Brasil



Créditos da imagem: Andrey Popov/ shutterstock
Main shutterstock 767180824
Redação Sou BH
14/09 às 15:40
Atualizado em 14/09 às 15:40

A pandemia do novo coronavírus tem causado grandes crises em vários setores da economia mundial, no entanto, o mercado imobiliário não sofreu tantos impactos dessas recessões. Mesmo com uma baixa significativa nos primeiros meses de quarentena, a busca por ofertas e créditos no setor, desde maio, tem sido animadoras. De acordo com os dados retirados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, os financiamentos para compras e construções de imóveis somaram um acúmulo de mais de 7,13 bilhões de reais no país, já no quinto mês do ano, representando um crescimento de 6,5% na comparação com abril deste mesmo ano.

Para debater o assunto, na última terça-feira (25), o Sou BH Talks reuniu um elenco de referências no segmento, reconhecidos como especialistas de peso. Na mediação, Pati Lisboa conduziu o bate-papo e recebeu Lucas Vargas, CEO do Grupo Zap; Rodrigo Maia, Gestor Executivo da MRV; e Guilherme Diamante, Diretor de Negócios da Squad Negócios.

O programa já começou com os convidados refletindo sobre quais seriam os segredos que justificam o crescimento do mercado imobiliário em tempos de crise. De acordo com os especialistas, a resposta é unanime: os atrativos que garantem um aumento dessa procura no segmento são as taxas reduzidas de juros, a empregabilidade gerada pelo setor, uma cadeia sólida de fornecedores e o apoio de agentes de créditos como a Caixa Econômica Federal.

A Tecnologia como grande aliada

As imobiliárias atuais estão buscando diferenciais para otimizar a prestação de seus serviços, e como um meio de facilitar a acessibilidade, a tecnologia tem servido como uma grande ponto de partida. Segundo Lucas Navarra, que trabalha em uma plataforma com um cerne bastante digital, o meio imobiliário é muito carente de transparência. Para mudar essa visão, o especialista diz que o segmento precisa de uma base de dados que mostre todos os processos do mercado. “E daí oferecer produtos de inteligência, oferecer ao consumidor medidas de entender melhor o que seria um preço justo, oferecer para corretoras e imobiliárias ferramentas que as ajudem a dar mais serviços para os seus clientes e assim por diante” comentou o especialista.

Rodrigo Maia refletiu que a ideia é que a MRV se torne, cada vez mais, uma plataforma habitacional e, assim, que consiga atender a todos os públicos que buscam um imóvel. Ele ainda completou que a Alugo, startup de locações de imóveis da MRV, é pioneira no setor e visa a um crescimento ainda mais exponencial, em um ambiente totalmente digital. “A Alugo vem pra atender a um público que ainda está formando a sua concepção familiar, ou às vezes também procurando uma locação para um cenário profissional, ou o que for. Então, esse é o objetivo, e, principalmente, que seja uma plataforma 100% digital e descomplicada”, disse.

Guilherme Diamante também contou sobre os benefícios de se rentabilizar os investimentos. Para ele, o setor imobiliário bateu qualquer investimento que já tenha sido feito em terras brasileiras. “Nesse exato momento, onde o seu dinheiro não rende nada em aplicações, a não ser de altos riscos, o lugar mais seguro para se investir é no mercado imobiliário. E hoje está acontecendo uma renovação de estoques de imóveis no Brasil. Os custos estão maiores, então os investimentos se tornam muito mais atrativos”, finaliza.

Ao final, os especialistas dão dicas para quem quer entrar nesse setor. Segundos os experts no assunto, para além da formação acadêmica, o interessado no mercado imobiliário precisa se especializar cada vez mais com conteúdos relevantes, especialistas da área e, claro, sempre ficar atento às mudanças que ocorrem nesse segmento.


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.

Tags:
  • Mercado Imóbiliário
  • sou bh talks
  • Grupo ZAP
  • MRV
  • Squad Negócios
Comentários

Comentários