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Negócios no Instagram: 10 dicas para usar a ferramenta e potencializar seus negócios

Uma das redes mais populares do mundo é a oportunidade perfeita para criar uma identidade digital sem gastar muito


Créditos da imagem: Pixabay
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Redação Sou BH
04/06/18 às 15:32
Atualizado em 11/02 às 17:41

Com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, o Instagram se transformou numa ferramenta indispensável para quem quer potencializar suas vendas ou mesmo fortalecer a própria marca online. A rede social é uma vitrine e tanto para quase todos os segmentos e vem apresentando cada vez mais atualizações que otimizam a atuação das marcas dentro da plataforma.

É muito importante que, no processo de empreender usando o Instagram, o empresário tenha uma estratégia bem definida, busque dados, estude o comportamento de seu público alvo e tenha produção de conteúdo de qualidade.

Também é fundamental aproveitar todas as ferramentas da rede, como os stories, que são uma ótima forma de divulgar novidades sem cansar o usuário e de manter uma interação com os clientes.

O Sebrae criou 10 dicas para que você consiga promover seu negócio no Instagram, confira:

1- Faça do seu Instagram uma revista online do seu negócio

Pense que o seu Instagram é uma revista com várias seções, nele você pode abordar diversos conteúdos. Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Faça um cronograma para suas publicações diárias.

Por exemplo, se você lida com moda, mescle suas postagens de venda com dicas de como combinar peças de roupa, faça postagens de looks do dia, publique algo de humor, atualidades, motivação e claro esteja sempre relacionando essas postagens com o seu universo de atuação.

Inspire-se usando o www.pinterest.com e veja o que está sendo publicado diariamente sobre determinado assunto.

Utilize o www.hootsuite.com para programar suas publicações.

2- Crie um nome de usuário adequado

Para criar um usuário no Instagram é recomendado que você utilize o nome da sua empresa. Muitas vezes, o nome já vai estar sendo usado, então, utilize sinais (ponto, underline, traço) na composição do seu nome para que você possa criar um perfil que identifique o seu negócio. É essencial que o nome seja facilmente reconhecido pelo seu cliente.

3 - Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio

a) Coloque uma foto bacana com o logotipo da sua empresa.

b) Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz, a dica aqui é fazer tópicos e utilizar emoticons na descrição do seu perfil.

c) Leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia. Se tiver outros canais como YouTube, Twitter, Snapchat ou Pinterest, uma menção no seu perfil também pode ser legal.

4 – Mude o seu perfil para o Instagram comercial

O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma do Instagram de negócios. Nessa plataforma, você poderá acompanhar o perfil dos usuários que estão te seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos. Além disso, é possível adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde você pode colocar o seu telefone, e-mail e endereço, facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você.

5 - Utilize hashtags e crie links para suas postagens

No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.

A dica é que você estude quais as hashtags estão sendo mais buscadas no seu meio e faça listas delas no bloco de notas do seu celular. Quando você precisar postá-las, é só copiar e colar na sua publicação. Você pode utilizar hashtags mais gerais que possuem muitas menções no Instagram, exemplo #marketing, #startup, #inovação, como também pode trabalhar hashtags mais regionais, por exemplo #bh ou #mg . O mais legal é que você pode criar uma hashtag do seu negócio e divulgar no seu perfil e publicações.

A quantidade de hashtags publicadas por postagem vai do seu bom senso, não existe uma regra.

6 - Imagem é tudo

Lembra daquela famosa propaganda de refrigerante "imagem não é nada, sede é tudo."? Pois bem, esqueça! No Instagram imagem é tudo, e tudo mesmo! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens malfeitas, ângulos desfavoráveis, isso só vai queimar a sua marca na internet. Como nem todo mundo tem condições de contratar um fotógrafo profissional, existem os aplicativos espalhados pela internet que nos ajudam na edição de fotos, postagens comerciais e filtros legais para as nossas publicações.

7- Se relacione com os seus seguidores

As pessoas se conectam com a marca, elas interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags e o que elas esperam? Esperam que a marca esteja próxima e, de alguma maneira, conectada com elas. Portanto, tire um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes. Algumas tarefas diárias são muito importantes para você trazer mais engajamento para o seu negócio:

Curta algumas fotos dos seus seguidores todo dia;

-  Responda aos comentários em todas as suas publicações;

-  Mencione os seus clientes ao responder as postagens;

-  Comente nas fotos dos seus seguidores;

-  Mencione pessoas influentes do seu meio em publicações: influenciadores, celebridades, lojas parceiras, YouTubers etc.

8 - Seja autêntico e criativo

Crie vídeos curtos do seu cotidiano, colha depoimentos dos seus clientes, poste fotos e stories de clientes utilizando os seus produtos, conte a história da sua marca através de fotos que mostram a essência do seu negócio, publique fotos da sua equipe em momentos de diversão, todas essas ações vão conectar as pessoas ao seu negócio. 

Utilize fotos do seu produto e composições de outros elementos para suas postagens, improvise uma placa de MDF ou de grama que você encontra facilmente em alguma loja de material de construção e exponha o seu produto de maneira criativa tirando fotos de um ângulo superior (Veja exemplo de uma foto nesse estilo na imagem abaixo). 

Você pode também investir em um pequeno estúdio fotográfico, que na verdade é uma caixa com um fundo e  iluminação adequada para você tirar fotos de qualidade, no YouTube você encontra uma série de vídeos com o passo a passo. O preço é bem acessível e varia entre R$ 150 a R$ 500 a depender do tamanho e iluminação da caixa.

Uma outra dica é contar uma história por dia no Instagram Stories, lembrando que toda história tem um enredo: início, meio e fim. Portanto, não publique histórias avulsas que confundam a cabeça do cliente com elementos soltos e desconexos.

Para criar vídeos curtos utilize aplicativos como o “Filmorago” e edite o seu vídeo com textos, acelere ou deixe em câmera lenta. Liberte sua criatividade, o aplicativo é gratuito e disponível para IOS e Android.

9 – Aumente o número dos seus seguidores

Crie competições de fotos, hashtags e faça parceria com outros perfis. Você pode também investir comprando uma publicação de alguma pessoa influente no seu meio. Geralmente blogueiras, celebridades, youtubers.

É muito comum pessoas com bastantes seguidores divulgarem perfis de terceiros em troca de um valor por postagem, e aí vai variar de pessoa para pessoa, quantos mais seguidores mais caro será o valor da postagem. Muitos também utilizam a permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da postagem. Exemplo, uma blogueira almoçará em um determinado restaurante por 1 mês em troca de x postagens sobre o lugar.

A dica é que você consiga identificar as pessoas que são importantes para o seu negócio no Instagram, liste as blogueiras regionais, empresas parceiras, formadores de opinião e celebridades e busque formas de parceria para divulgar o seu negócio.

Importante também é listar os concorrentes do seu negócio, acompanhar o perfil deles e ver qual o estilo de fotos tem mais curtidas e comentários, como eles oferecem conteúdo para o cliente e até as hashtags que eles estão utilizando. Depois disso, é trazer as informações para a sua realidade e criar sua própria identidade e meio de se relacionar com os clientes no Instagram.

10 - Crie “Avatares” dos seus clientes (Personas)

Isso mesmo, crie o perfil do seu cliente ideal ou o que o marketing de conteúdo chama de buyer persona. Coloque idade, profissão, hábitos, estilo de vida, necessidade, problemas e nomeie esse seu cliente.

Exemplo: Morgana, 32 anos, casada, mãe de 2 filhos, gosta de praticar esportes, comer alimentos saudáveis, busca emagrecer, mas tem como problema a falta de tempo. Crie alguns avatares dos possíveis clientes do seu negócio e comece a direcionar as publicações como se fosse feita para aquele cliente pré-definido.

Vamos tomar como exemplo uma loja de suplementos alimentares: tem aquele cliente que frequenta a academia diariamente e quer ficar forte, aquele outro que quer somente emagrecer, aquela pessoa mais velha que está em busca de uma alimentação mais saudável. Enfim, todos eles são personas (avatares) do seu negócio que possuem dores (problemas) diferentes, cabe a você, através das suas postagens, trazer o remédio específico para cada uma dessas personas. A sugestão é que você crie entre três e, no máximo, cinco perfis de clientes para que você não diversifique demais suas publicações e saia muito da proposta de valor do seu negócio.

Para facilitar o processo de criação de personas, indicamos os seguintes sites:

-  Crie sua Persona

-  Gerador de Personas

-  Criador de Personas

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