FecharX

Coworking ou sede própria? Espaços compartilhados são mais vantajosos para pequenos negócios

Economia com aluguel, condomínio, equipe especializada e infraestrutura vira investimento para as empresas


Créditos da imagem: Marina Moreira
Main yano fernandes
Izabela Ventura
15/03 às 15:49
Atualizado em 15/03 às 15:49

Abrir uma empresa no Brasil é um desafio até para os empreendedores mais preparados. Segundo pesquisa do DataSebrae, entre as principais dificuldades enfrentadas por eles no primeiro ano de atividade, estão a falta de capital para começar o negócio e a alta carga tributária. No entanto, a tendência global de alocar as empresas em coworkings tem ajudado nessa jornada.

Em muitos casos, os espaços de trabalho compartilhados são opções mais vantajosas do que abrir uma sede própria, especialmente para Microempreendedores Individuais (Meis). O Censo Coworking Brasil 2018 aponta que empresas pequenas de até três pessoas predominam nos coworkings. Estima-se que mais de 200 mil pessoas passem por um desses ambientes mensalmente, seja para frequentar eventos, conhecer o local, fazer uma reunião ou, efetivamente, ter o seu ponto de trabalho fixo.

Entre os benefícios desses locais estão a flexibilização da jornada de trabalho, o atendimento personalizado e o acesso a uma estrutura pronta e completa. Você economiza, por exemplo, com o aluguel e condomínio de uma sala comercial; contratação e encargos trabalhistas de equipe com recepcionista, profissionais de apoio, limpeza e segurança; energia elétrica; rede wi-fi; suporte de TI. Com a economia, consegue investir esses recursos no negócio.

Um dos ambientes mais movimentados da capital mineira, o Espaço Sou BH oferece estações de trabalho individuais, salas de reuniões equipadas com projeção e área exclusiva para ligações telefônicas e chamadas em vídeo. Assim, os coworkers podem trabalhar com mais tranquilidade nas estações e focar no trabalho.

O serviço de escritório virtual também é muito requisitado. Ao contratar o pacote, o cliente pode usar o endereço comercial para receber as correspondências da empresa e o telefone do local para receber ligações. As hostesses atendem as chamadas e transmitem os recados por e-mail e WhatsApp.

Rede de contatos

Uma das vantagens do trabalho em espaços compartilhados é expandir o networking, atributo que o empresário e designer gráfico Yano Fernandes sabe aproveitar bem. Desde que migrou a rotina do escritório convencional para os coworkings, ampliou suas conexões e já fechou vários negócios por meio dessa rede.

“Dentro de uma sala fechada eu jamais conseguiria esse networking. Fora que no Espaço Sou BH já tenho uma estrutura pronta, é só chegar e trabalhar”, afirma.

Espaço para eventos

O Espaço Sou BH fica em localização privilegiada: dentro do shopping Pátio Savassi. A arquitetura moderna e o mobiliário de alto padrão permitem que sejam criados vários ambientes na área interna para receber desde palestras e reuniões a lançamentos de produtos e coquetéis.

A infraestrutura conta com projetor, telão, televisões para projeção e sonorização, além de serviço de produção de eventos. São 46 assentos disponíveis e espaço para até 100 pessoas.

 

Comentários