FecharX

Conta Digital: 9 motivos para fazer a sua agora

Qual o melhor banco para abrir conta corrente? Existe alguma adequada ao seu perfil? Confira


Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 234828 mobbiii
Redação Sou BH
19/12/17 às 10:54
Atualizado em 11/02 às 17:45

Você ainda não tem a sua conta digital? Se atua como microempreendedor individual (MEI) não há melhor opção para a sua gestão financeira. Confira nove motivos capazes de convencê-lo a abrir a sua agora mesmo, sem precisar sair de casa.

Economistas costumam dizer que, se o CNPJ anuncia o nascimento de uma empresa, é a conta bancária que marca o início da sua vida financeira. Após se formalizar como microempreendedor individual (MEI), ter uma conta como pessoa jurídica é uma das possibilidades que se abre.

Mas qual o melhor banco para abrir conta corrente? E, entre os tipos de conta existentes, qual o mais indicado para o seu perfil?

Confira nove razões que servem como embasamento para afirmar que uma conta digital, também chamada de conta eletrônica, é a sua melhor opção. 
Afinal, quem disse que é necessário ir a uma agência bancária para iniciar esse importante relacionamento financeiro?

Em frente ao computador ou mesmo na tela do celular, basta preencher um breve cadastro e pronto: você já terá a sua conta corrente online e até mesmo grátis, sem taxa inicial e totalmente virtual.

Se ficou curioso, siga a leitura e veja quais são as principais vantagens dessa conta bancária gratuita e com pacote digital. Para quem se tornou empreendedor em uma era tão tecnológica, não dá mais para perder tempo à toa, concorda?


9 principais vantagens da conta digital

Para ser reconhecida como uma conta corrente digital, a ferramenta só pode ter movimentações eletrônicas, incluindo computadores conectados à internet e aplicativos de celular. Seu formato segue o disposto na Resolução N.º 3.919 do Banco Central do Brasil, publicada em 2010, que disciplina a cobrança de tarifas na prestação de serviços bancários por meios eletrônicos. Conforme a norma, pode haver cobrança de tarifa em caso de demanda presencial.

Se você tem um perfil moderno e acha que o banco digital pode ser a sua cara, conheça agora nove motivos para acreditar nessa ideia e confirmar a conta virtual como a melhor conta corrente para a sua empresa.

1. Segurança

Por que ir até o banco com um maço de dinheiro para fazer uma transferência de valores ou pagar uma fatura? Não vale a pena correr esse risco, não é mesmo?

Com uma conta digital, o dinheiro assume a forma eletrônica e é protegido por modernos sistemas que garantem a segurança da transação no meio online, assim como a privacidade das suas informações pessoais.

E o melhor: há muitas empresas trabalhando pesado para ampliar esse nível de segurança cada vez mais. Os esforços agora estão todos concentrados no banco digital.

2. Menores taxas

Como já dito, a sua opção de conta sem tarifa é eletrônica. Mas mesmo quem deseja ter acesso a serviços adicionais paga muito menos nesse formato do que no tradicional.

Desde mensalidades que cabem em qualquer bolso a planos especiais, com ótimas soluções por um baixo custo, a conta corrente digital veio para ficar.

Não por acaso, os serviços financeiros oferecidos a partir de dispositivos móveis foram apontados como a solução para 200 milhões de empresas de menor porte (incluindo as brasileiras) que têm pouco acesso a poupança e crédito. O dado consta em estudo da consultoria McKinsey, divulgado ano passado.

3. Mais controle

Só mesmo uma solução completa, que oferece um alto nível de organização financeira, através de uma ferramenta prática, simples e intuitiva, seria capaz de ajudar o empreendedor a controlar com rigor o dinheiro do negócio.

A conta corrente digital funciona através de um sistema inteligente, que favorece o acesso às principais informações financeiras, sem exigir um grande conhecimento técnico e matemático. Com tudo claro, fica muito mais fácil não deixar nada escapar.


4. Praticidade


Precisa pagar uma fatura, transferir dinheiro, emitir um boleto para cobrança ou mesmo planejar uma reserva financeira para fazer seu negócio crescer?

Não precisa ir ao banco, aguardar em filas ou reunir-se com seu gerente. Basta acessar sua conta pelo computador ou através do aplicativo para celular. Tem coisa mais prática do que isso?

5. Ganho de tempo


Pelas mesmas razões que destacamos a praticidade da conta digital, não podemos esquecer do ganho de tempo por ela proporcionado. Imagine só ter que ir ao banco para solicitar a emissão de boletos, aguardar em uma fila, ser atendido por diferentes pessoas até que seu gerente pede uma extensa relação de documentos a preencher. Chato, burocrático e desnecessário, pois com a conta eletrônica isso não acontece.

6. Pacotes de serviços diferenciados


Uma das grandes vantagens da conta corrente digital é que ela vai muito além daquela tradicionalmente oferecida pelos bancos, pois agrega serviços diferenciados.

Muitos deles podem ser feitos sob medida para o microempreendedor individual, como a própria emissão de boletos (com armazenamento no sistema e envio ao comprador por e-mail ou SMS), o cadastro de clientes e os recibos de pagamento, que dão maior credibilidade às suas negociações.

7. Comodidade e agilidade nas movimentações


É verdade que com uma conta bancária em qualquer que seja a instituição você pode realizar muitos serviços pela internet. Mas tais bancos não surgiram com essa finalidade e precisaram se adaptar ao mundo digital. Assim, é natural que as suas demandas não sejam atendidas com a comodidade e agilidade desejadas.

Você não quer perder tempo indo até a sua agência para cadastrar uma senha e ser autorizado a usar o internet banking, não é mesmo? Então, a conta digital é para você, pois é simples e direta, sem enrolação.

8. Fim da burocracia


Acabamos de citar o exemplo da ida ao banco para cadastrar uma senha de acesso à internet, mas antes falamos também da exigência da presença do correntista na agência para autorizar a emissão de boletos.

Os dois casos são clássicos para reforçar que, quando o assunto é relacionamento bancário, ainda há muita burocracia que poderia ser evitada.

A conta digital surgiu para mostrar que nada disso se justifica no mundo atual, onde os processos ocorrem em alta velocidade. Se você não é adepto do ritmo tartaruga, está na hora de migrar para o virtual.

9. Totalmente online


Com a conta digital, a única razão para sair de casa é para sacar dinheiro. Isso se você precisar de alguma quantia em espécie - algo que deve desaparecer por completo em breve. Em declaração durante debate sobre tecnologia financeira, John Cryan, presidente-executivo do banco alemão Deutsche Bank, fez sua previsão: o papel moeda desaparecerá em apenas uma década. “Não há necessidade, é muito ineficiente e caro", afirmou.

Na conta digital, os demais serviços são todos realizados de forma online. Nem mesmo o boleto gerado precisa ser impresso se você desejar. Com o código de barras e sua linha digitável, o cliente já consegue fazer o pagamento.

Bônus: 5 dicas para escolher a melhor conta digital para seu negócio


Confira agora quais são os cinco passos para acertar na escolha da melhor conta corrente digital para o MEI:

1. Pesquise as opções


A internet é sua aliada também na hora de encontrar a opção mais adequada entre as contas digitais. O primeiro passo é reunir informações sobre todas as alternativas que localizar, pois nas etapas seguintes você precisará delas para comparar o que oferecem.

2. Compare os serviços


Comece a comparação pelos serviços disponibilizados. Há alguns que são básicos, como saques, transferências e pagamento de contas. Mas o que mais a sua conta digital precisa agregar? Boletos? Gerenciamento financeiro completo? Solucione as suas demandas na ferramenta.

3. Compare as tarifas


Quanto você terá que pagar pelos serviços adicionais que mais lhe interessam? E se precisar de alguma demanda presencial, quanto isso irá lhe custar? Use essas informações para comparar as opções de contas digitais.

4. Verifique o suporte


Se você precisar do suporte de sua conta corrente eletrônica, quais canais ela disponibiliza e em que horários de atendimento? Eles são ou parecem confiáveis? Na própria internet, é possível pesquisar mais sobre a instituição e descobrir informações importantes sobre ela.

5. Experimente


Com todas as comparações realizadas, é hora de avançar. Permita-se experimentar os serviços de sua conta digital. Se ela possibilita um período de testes sem compromisso, melhor ainda. Ele será decisivo para você ter certeza de ter feito a escolha certa.


Comentários