FecharX

Tim Music Festeja BH traz a dupla Fernando & Sorocaba

Festa sertaneja ainda conta com shows de Cristiano Araújo, Henrique & Juliano e Pedro Paulo & Alex


Créditos da imagem: Divulgação
Main fernando e sorocaba 20140918210952
A dupla Fernando & Sorocaba faz show no campus do UNI-BH
Redação Sou BH
20/01/15 às 16:23
Atualizado em 01/02/19 às 18:00

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

No dia 27 de setembro, sábado, o campus Estoril do Uni-BH (Av. Prof. Mário Werneck, 1685) será palco da música sertaneja. A festa Tim Music Festeja BH começa às 14 horas e vai apresentar para os fãs da música regional Cristiano Araújo, Fernando & Sorocaba, Henrique & Juliano e Pedro Paulo & Alex. O som da viola vai ditar o ritmo da festa.

Uma das duplas mais bem sucedidas do país atualmente, Fernando & Sorocaba, é o carro chefe do evento. A proposta dos cantores é fazer um show bonito regado a muita tecnologia e a mistura da música country norte-americana com o sertanejo brasileiro. O amor que ambos têm pela música move suas carreiras. “Cada show é a realização de um sonho e cada show é inesquecível. Fazemos o que amamos e isso reflete na nossa apresentação”, explica Fernando.

A história da dupla é curiosa: se conheceram em Londrina e logo se deram bem. “Fui aprovado no curso de Agronomia em uma faculdade de Londrina, e me mudei para lá. Foi nessa época que comecei a cantar em bares e casas noturnas e conheci o Fernando. Nos demos muito bem logo de cara, vimos que tínhamos muita coisa em comum, e resolvemos formar a dupla”, conta Sorocaba.

Com apenas sete anos de carreira, sete CDs e cinco DVDs, a dupla já recebeu o certificado da Associação Brasileira de Produtores de Discos, ABPD, com Disco de Ouro pelo DVD “Bala de Prata”, lançado em 2008, que vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil. A maior parte das canções da dupla são de autoria de Sorocaba que começou a compor aos 14 anos. “Comecei a compor com 14 anos e na adolescência já me apresentava na abertura de eventos organizados pelo meu avô no haras”, conta.  O compositor também é autor do sucesso “Meteoro”, gravado por Luan Santana.

A dupla se diz influenciada por vários tipos de música e acaba por pesquisar novas sonoridades por meio de seu ecletismo musical. “Somos muito ecléticos, ouvimos de tudo, e buscamos abstrair um pouco de cada estilo para acrescentar algo à nossa música. Para citar nomes, admiramos muito o Chitãozinho e Xororó aqui no Brasil e lá fora, o Garth Brooks, que são lendas da música sertaneja e country”, explica Fernando. Este último cantor é também com quem a dupla gostaria de dividir o palco.

Outra característica marcante da carreira de Fernando & Sorocaba é o uso de recursos tecnológicos em seus shows. Em outubro de 2011, a dupla foi protagonista de um projeto ambicioso no qual utiliza projeções em 3D pela primeira vez no mundo. O show aconteceu na Ópera de Arame, cartão postal de Curitiba, e as projeções criaram ilusões ópticas. Fernando afirma que essa preocupação com a inovação é algo recorrente na carreira na dupla. “A gente sempre buscou inovar. Queremos fazer um espetáculo que alie boa música e diversão”, explica. A primeira experimentação foi o uso de uma grua que subia mais de 20 metros e se aproximava da pista e dos camarotes. Em seguida, foi a bolha que proporcionou uma interação da dupla com o grande público. Fernando conta mais peripécias tecnológicas da dupla. “Em uma outra turnê surgiu o tele transporte, no qual o Sorocaba aparecia do nada no meio da população. E agora estamos usando em alguns shows o disco voador. Na nossa atual tour também temos painéis de LEDs com movimentos rotacionais e os músicos tocando fora do palco”, conta.


Comentários