FecharX

Rap, hip hop e funk conquistam BH

A capital recebe shows de Emicida, Criolo, Rael e Akua Naru. O mineiro Renegado explica o sucesso desse estilo musical


Créditos da imagem: Divulgação
Main 210154 flavio renegado
Rap, hip hop e funk conquistam novo público
Redação Sou BH
02/12/14 às 08:57
Atualizado em 01/02 às 18:02

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

Em novembro, BH recebe os shows de Emicida, Rael, Akua Naru, Racionais MC's e Renegado, grandes nomes do rap e hip hop. Mas por que este estilo de música está conquistando a capital mineira? Flávio Renegado, único belo-horizontino do elenco, explica o motivo de tanto sucesso ao Sou BH. 

“São músicas altamente dançantes e os jovens de qualquer classe social tem uma identificação natural com esses ritmos, mas também sinto que existe uma movimentação da indústria na divulgação destes gêneros”, analisa. Para o artista, rappers como Emicida e Criolo estão conquistando espaço pelo talento que têm. O fato de Chico e Caetano falarem de rap, por exemplo, “nos permite transitar por todas as classes sociais”, observa.

As letras de rap, hip hop e funk são muito densas e falam claramente das misérias da sociedade. A maior parte de seus artistas vêm de comunidades e aglomerados, o que para um grupo da sociedade causa certo medo. “Sempre tememos o desconhecido, quando fazemos análises rasas e não temos argumentos para debates sobre determinados temas, e o rap na maioria das vezes é vitima deste tipo de reação”, explica.

Os funks, erroneamente chamados de “proibidão”, não são aqueles que falam de pornografias, mas são os que narram as mazelas. “Durante muito tempo, o hip hop atuou mais do que o poder público, levando jovens a refletir sobre violência, machismo e questões raciais. Quando o assunto é comunidade o que mora no inconsciente social é a violência e o crime, mas se esquecem que também fabricamos esportistas, músicos, artistas e, acima de tudo, seres humanos”, diz.

Flávio Renegado se apresenta no dia 13 de novembro e lança o DVD #suaveaovivo. Já o rapper Criolo se apresenta no dia 22 de setembro na festa Sarará no Parque das Mangabeiras.

Conheça um pouco mais sobre Flávio Renegado, o rapper nascido e criado no Alto Vera Cruz em Belo Horizonte.


Comentários