FecharX

Cine Belas Artes ganha nova parceria e fôlego para manter atividades

União com Centro Universitário Una é uma forma de garantir que a história, cultura e educação se mantenham vivas



Créditos da imagem: Divulgação
Main destaqie divulgacao
Redação
09/01 às 10:14
Atualizado em 09/01 às 10:14

O Cine Belas Artes, único cinema de rua remanescente em Belo Horizonte, e que estava perto de encerrar as suas atividades devido à crise gerada pela pandemia, acaba de celebrar uma parceria com o Centro Universitário Una e passará a se chamar Una Belas Artes.

 

Desde a inauguração, em 1992, o Cine Belas Artes se transformou em um reduto de filmes independentes, de arte, de diferentes países, além de pré-estreias de títulos nacionais. Grande parte das películas exibidas ali, apesar de sua imensa relevância cultural, não encontram outro espaço de exibição em Belo Horizonte. Vale lembrar que o “Belas”, como é carinhosamente chamado por seus frequentadores, é o último cinema de rua da cidade.


Para além do tradicional, a parceria entre as instituições poderá se entender a uma série de possíveis atividades de extensão relacionadas ao Centro Universitário Una e, em particular, ao campus Liberdade. Uma promissora união em prol da história, da cultura e da educação em Belo Horizonte.

 

A pandemia

 

Desde 19 de março de 2020, o Cine Belas Artes está fechado. Para quitar compromissos atrasados e tentar manter o seu funcionamento, o espaço contou, recentemente, com o apoio de seus frequentadores e admiradores, por meio de uma vaquinha on-line. A campanha, intitulada SOS Belas Artes, teve rápida adesão e atraiu contribuições. A resposta à ação demonstrou a importância que a própria população local atribui ao espaço, reconhecendo-o como crucial para a construção e manutenção da cultura da Belo Horizonte e de seus cidadãos. 

 

Segundo o diretor de programação do Cine Belas Artes, Adhemar Oliveira, o recurso arrecadado com o crowdfunding permitiu um respiro, importante para que o espaço não fechasse as portas de maneira definitiva durante o isolamento social imposto pela pandemia. Ele ressalta, ainda, que todas as contrapartidas oferecidas a quem apoiou o projeto estão mantidas.

Tags:
  • sou bh
  • cine belas artes
  • centro universitário una
Comentários

Comentários