FecharX

Bloco Angola Janga completa cinco anos com lançamento de livro

Publicação traz temas referentes às africanidades e negritudes brasileiras



Créditos da imagem: Mayara Laila
Main destaque cr%c3%a9dito mayara laila  3
Redação
31/12/20 às 15:37
Atualizado em 31/12/20 às 15:37

Em 2020, o bloco Afro Angola Janga, de Belo Horizonte, completou cinco anos. Para celebrar essa trajetória dedicada ao empoderamento negro por meio de suas práticas e repertórios, o grupo lança este mês o livro “Agbara do Angola Janga: Memória, Cultura e Educação”, pela Crivo Editorial.

 

A publicação, assinada por Nayara Garófalo – fundadora do bloco – aborda questões referentes à temática étnico-racial e vem acompanhada de um CD com dez faixas autorais compostas por integrantes do bloco. O livro apresenta as letras das canções e temas referentes às africanidades e negritudes brasileiras.

 

Traz também temas de cortejos anteriores e simbologias utilizadas pelo bloco Afro, além de orientações pedagógicas para auxiliar o educador na aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" nas escolas. “O projeto tem duas frentes. Uma de registro de memória desses cinco anos, e a outra é o compromisso com a educação. Esse livro é o início de algo que identificamos como importante dentro do bloco que é a memória do povo negro, que não é vista com tanta importância como a memória do homem branco”, comenta a coordenadora de produção do bloco, Natálha Abreu.

 

O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e toda a tiragem será destinada para Escolas Municipais e Bibliotecas Públicas da capital mineira.

Tags:
  • sou bh
  • lançamento
  • livro
  • bloco angola janga
  • cinco anos
Comentários

Comentários