FecharX

Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade - Funcionários

Créditos da imagem: EAFO + Shutterstock.com

Sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais da capital. Uma das obras principais do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, o edifício foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Inaugurado em 1897, seu objetivo era servir como sede administrativa do governo e residência oficial dos governadores. Chrispin Jacques Bias Fortes foi o primeiro a ocupar o local. Depois dele, Benedito Valadares, Milton Campos e os ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves também residiram em suas dependências.

A arquitetura do Palácio da Liberdade reflete a forte influência europeia na época da inauguração de Belo Horizonte, podendo ser percebida no estilo eclético, com predominância do neoclássico. Quanto à decoração, os estilos variam desde o Luis XV, ao mourisco e ao art nouveau.

O grande destaque no Palácio é a escadaria de ferro e mármore, projetada no Brasil e construída na Bélgica, com flores e folhagens de ferro batido. Ao redor da escada, tetos e paredes foram decorados com pinturas que falam de liberdade, fraternidade, ordem e progresso. Os jardins mantém o aspecto original, com esculturas francesas em mármore branco e um coreto que ostenta um bonito ornamento artesanal de cipós e troncos feitos de cimento armado.

A partir da década de 1970 os governadores preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos, onde hoje fica a Casa Fiat de Cultura. O Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado com Tancredo Neves, Eduardo Azeredo, Itamar Franco e Aécio Neves. O Palácio da Liberdade passou por uma restauração para ser entregue ao público em 2013, de autoria do renomado Marcelo Dantas.

O espaço é aberto para visitação em grupos. Dentro do Palácio, o trajeto da visita envolve trinta cômodos, durando em média uma hora. No último domingo do mês, a partir das 8h30, ocorre o hasteamento de bandeiras com troca de guarda.

Visitação: 

Visitas escolares: Realizadas mediante agendamento. O programa tem capacidade de atendimento para quatro turmas, às quartas e quintas-feiras, nos horários de 8h às 10h10; 8h30 às 10h40; 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40. Confira as datas disponíveis no site oficial

Visitas espontâneas: Realizadas mediante agendamento e acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antes da visita. Ingressos disponiveis no site oficial

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.