FecharX
Créditos da imagem: Divulgação / Capitão Leitão

Eleito uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o tradicional Leitão assado à Bairrada, prato típico dessa região de Portugal, é o destaque no novo espaço que o chef Cristóvão Laruça inaugurou na capital mineira.


O português, que já comanda o Restaurante Caravela, especializado na comida contemporânea do país europeu, abre agora, no bairro Santa Tereza, o Capitão Leitão, casa dedicada exclusivamente às receitas feitas com carne suína. Com uma proposta mais despojada e informal, o ambiente promete seguir a linha boêmia dos arredores.


O leitão à moda da Bairrada chega a ter uma média de cinco a seis quilos e é temperada com sal, pimenta e vinho e costurada diretamente no espeto no qual é assada à brasa do fogão a lenha. Os pedaços servidos aos clientes vêm acompanhados por batata frita ou cozida, além de opções de salada, como são servidos na Terrinha.

 

O cardápio ainda conta com um menu degustação que traz outras opções inusitadas, todas elaboradas com a carne de leitão. A cozinha aberta permite que o público assista ao preparo de embutidos e defumados típicos de diferentes regiões do país português, como farinheira, alheira, bochechas de porco cozidas, cabeça de xara e linguiça portuguesa. Esses e outros itens artesanais de Portugal e de Minas, como pães, compotas, conservas, queijos e doces, estarão disponíveis para venda em um empório do espaço.

 

O empreendimento ainda traz consigo a vocação de bar. Sob o comando da bartender e mixologista Jocassia Coelho, o Capitão Leitão apresenta uma carta de drinques autorais. A inspiração das bebidas vem de Fernando Pessoa e apresenta opções como as gin tônicas, que representam os heterônimos do poeta, assumindo sabores exclusivos e sensações marcantes, além de espumantes e vinhos nacionais e importados da região da Bairrada.


O restaurante funciona para almoço na sexta, sábado e domingo, das 12h às 16h. e para o jantar de terça a sábado, das 19h às 0h.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.