FecharX

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Funcionários

Créditos da imagem:

O imponente edifício do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, popularmente conhecido como Prédio Rosa da Praça da Liberdade, abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade

O prédio começou a ser construído em outubro de 1895 com o objetivo de abrigar a Secretaria do Interior, que posteriormente sediou a Secretaria de Educação. Projetado pelo arquiteto José de Magalhães, o edifício obedeceu ao padrão arquitetônico adotado em todas as construções planejadas pela Comissão Construtora da Nova Capital - o estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos franceses.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em sua fachada se destacam as grandes colunas avermelhadas, executadas em pedras de calcário corado, semelhante ao mármore. Outra grande atração são as pinturas decorativas parietais em estilo eclético, descobertas embaixo de até nove camadas de tinta durante a restauração para abrigar o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. O Prédio Rosa, que foi inaugurado junto com a capital em 1897, ainda abriga um dos primeiros elevadores de Belo Horizonte, de 1926, em pleno funcionamento.

Passeio Virtual

Colocando a metalurgia e a mineração sob uma perspectiva histórica, as 18 salas do Museu apresentam de forma criativa o fascinante universo dos metais, dos minerais e de seus componentes. São 44 atrações sobre o tema, sendo 11 instalações dedicadas às principais minas do Estado.

Para desenvolver soluções móveis que interajam com seus diversos públicos, seguindo a tendência das principais instituições museológicas do mundo em disponibilizar recursos em aplicativos digitais, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal lançou o Media Guide MMM. Trata-se do primeiro museu do Brasil a disponibilizar um tour virtual completo por suas salas e acervo, extrapolando seus limites físicos e promovendo entre os usuários maior acesso aos conteúdos do Museu.

O aplicativo é gratuito e permite um passeio pelas instalações do MM Gerdau, localizando salas e atrações específicas. Há um mapa 3D, com a representação dos três andares do Prédio Rosa. Dessa forma, o usuário que pretende ir ou nunca esteve no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal poderá navegar e entrar em contato com a museografia e espaços do edifício. Caso ele esteja visitando o Museu, o aplicativo facilita a consulta de informações sobre o acervo. O Media Guide MMM já está disponível em iOS e Android para tablets e smartphones na App Store e Google Play.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.