FecharX

Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale

Créditos da imagem:

Inaugurado em 30 de novembro de 2010, o Memorial Minas Gerais Vale, viabilizado por meio da parceria entre o Governo de Minas e a Vale, foi instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

A iniciativa, com museografia de Gringo Cardia, enfoca a história geral do Estado.  A proposta do Memorial Minas Gerais Vale reúne, em um mesmo espaço, toda a riqueza cultural do Estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista. História, literatura, moda, patrimônio, tudo isso sob um recorte que apresenta o novo a partir da constituição da memória mineira.

O espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado. Contando com a museografia de Gringo Cardia, no Memorial os elementos que constituem a identidade mineira são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio - local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte. 

Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo do ouro em Minas Gerais.

No local, funciona o Café do Memorial, um espaço de convivência que oferece as delícias do estado, reunidas em um cardápio especial assinado pelo Buffet Maria Neuzita, com bolos, pães de queijo e broas. Também abriga uma exposição de cachaças das diversas regiões do estado, vídeos sobre a história da moda, entre outras exposições temporárias.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.