FecharX
Créditos da imagem:

O projeto Inhotim Escola chega ao Circuito da Praça da Liberdade com o objetivo de promover a difusão, formação e fomento de artes visuais e de meio ambiente, a partir de estratégias educativas, de inclusão social e de cidadania. Instalando-se nas dependências do Palacete Dantas e do Solar Narbona, na Avenida Cristóvão Colombo, o projeto trará para Belo Horizonte parte das ações educativas, artísticas e de formação desenvolvidas pelo Instituto Inhotim em sua sede, na cidade de Brumadinho.

O Palacete Dantas e o Solar Narbona são edificações que se destacam pela arquitetura eclética. O casarão do Solar Narbona é formado por dois pavimentos, que se ligam por uma escada de madeira. No segundo andar, varandas com parapeito de alvenaria dão um charme especial ao imóvel. Apesar de sua inicial função ter sido residencial, o Solar Narbona abrigou a Faculdade de Odontologia, a Delegacia Geral e a Fundação para o Bem-Estar do Menor.

O Palacete Dantas também foi construído com fins residenciais. Depois de abrigar a família do engenheiro José Dantas, foi sede do Automóvel Clube. O Palacete conta tanto com elementos importados, como a escadaria em ferro procedente da Bélgica e o lustre de cristal da Boêmia, quanto com elementos regionais, como o parquet do piso e o rodapé da sala de visitas. Seu mobiliário tem inspiração francesa e os tetos da sala de visitas e de jantar, feitos em imbuia trabalhada, foram executados pelo renomado marceneiro Gabriel Antônio Galante.

O espaço ainda não foi inaugurado. 

O projeto Inhotim Escola contará com rica programação centrada em arte e meio ambiente, abrigando exposições de arte contemporânea, atividades artísticas e educativas, cursos, oficinas, mostras de cinema, videoarte, apresentações de música, teatro e dança.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.