FecharX

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Circuito Pça da Liberdade

Créditos da imagem:
O conjunto reúne doze museus e espaços culturais já em funcionamento na região central de Belo Horizonte e consagra-se como um dos mais importantes circuitos culturais do Brasil.

É, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são doze espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade; Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.

Além destes, outros cinco espaços já estão em processo de implantação: a Casa do Automóvel, o Centro de Ensaios Abertos – Cena, o Centro Cultural Oi Futuro, a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e um centro de referência da música.

Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade surgiu com a transferência da sede do Governo de Minas Gerais para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde. Adaptados, os antigos prédios das secretarias abriram suas portas e passaram a abrigar museus e espaços culturais.
Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.