FecharX

Centro de Arte Popular Cemig

Centro de Arte Popular Cemig - Lourdes

Créditos da imagem:

Inaugurado em março de 2012, o Centro de Arte Popular - Cemig funciona no prédio do antigo Hospital São Tarcísio, localizado na Rua Gonçalves Dias, a poucos metros da Praça da Liberdade. O espaço privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho dos artistas que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais, o universo em que vivem. O espaço faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

No Centro de Arte Popular - Cemig, o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões do Estado como Vale do Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados, Ouro Preto e Sabará, entre outras, fornecendo uma dimensão ampla da cultura mineira. O centro tem também salas de exposição temporária para mostrar obras de artistas não só de Minas, mas de todo o país. O projeto do CAP é dos renomados arquitetos Janete Ferreira da Costa e Acácio Gil Borsoy.

Espaço privilegiado de divulgação e apreciação do trabalho dos artistas populares de Minas e do Brasil, o Centro é coordenado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, e oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecer a arte de raiz produzida em diferentes regiões do país.

O projeto museológico do Centro de Arte Popular - Cemig foi elaborado para conduzir o visitante ao mundo do imaginário do artista que, através de sua arte, nos leva às suas origens, culturas, histórias, crenças, religiões, lendas e verdades, fazeres e práticas de um povo que traz nas mãos a tradução de um sincretismo cultural próprio e característico do povo brasileiro.

São encontros e diálogos que não podem ser pensados senão no plural. Artistas cujas obras são suficientes para mostrar o entrelaçamento indestrutível das matrizes de nossa cultura, na construção e reconstrução permanente deste imaginário que povoa as formas populares ou eruditas, ancestrais ou contemporâneas da nossa arte.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.