FecharX

Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB

Créditos da imagem: Divulgação

Com uma ampla e dinâmica programação cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil - Belo Horizonte encontra-se instalado no imponente prédio amarelo da Praça da Liberdade, ao lado do Edifício Niemeyer.

O prédio de seis andares, ao lado do Edifício Niemeyer, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Seu projeto arquitetônico foi concebido por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais. De estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco, o prédio foi inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Segurança e Assistência Pública. Já as obras de restauração para abrigar o CCBB - Belo Horizonte foram coordenadas pelo arquiteto restaurador Flávio Grilo.

Assim como as demais unidades existentes em outros estados brasileiros, o CCBB - Belo Horizonte promoverá atividades nas áreas de artes plásticas, artes cênicas, música e programas educativos. Com instalações confortáveis, programação regular e diversificada, o Centro Cultural conta com áreas para exposições temporárias; teatro com capacidade para 270 pessoas; salas multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de aconchegantes ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais.

Quando visitar o Centro Cultural Banco do Brasil - Belo Horizonte, não deixe de notar a escada majestosa no hall de entrada do edifício. Feita em granito, ela ganha destaque com seu corpo em metal e vitrais ao fundo. Uma visita ao pátio também é indispensável, de onde podem ser vistas todas as janelas internas do prédio e pode se avistar o vitral, pelas costas.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.