FecharX
Créditos da imagem:
Casa Fiat de Cultura

Criada em 2006, a Casa Fiat de Cultura está localizada no antigo Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade. A instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat, realizou completa revitalização e restauro do prédio, implantando a mais moderna tecnologia museológica dentro de padrões internacionais. Considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, a Casa Fiat de Cultura destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação.

Além de grandes mostras inéditas reunindo acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo, a instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos. Sempre com programação gratuita, entre seus objetivos estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Um dos grandes destaques da Casa Fiat de Cultura é o painel "Civilização Mineira", de Candido Portinari. Criado em 1959, a obra é uma importante alegoria que relembra a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte. Outra importante atração é a Capela de Santana, nos jardins da edificação no final dos anos cinquenta. Iniciativa da então primeira-dama do Estado, Senhora Francisca Tamm Bias Fortes, a construção é uma homenagem aos tempos do Curral Del Rei, quando ali existiu uma capela com a imagem da santa. Além dos rituais religiosos, a Capela será utilizada pela Casa Fiat de Cultura como sala de concertos para pequenas apresentações.

Loja e Café

O empreendimento abriga ainda outros dois espaços de entretenimento e serviço. O Café Frau Bondan e a Livraria da Casa

O Café, assinado pela chocolatier Frau Bondan, conta com sanduíches gourmets, variedades de cafés e chás, chocolates, tortas, brownies e lanches, tudo produzido artesanalmente. Trata-se de um espaço ideal para aproveitar o happy hour, com rodada dupla de vinho e bruschettas italianas. 

Já a Livraria da Casa reserva um ambiente acolhedor, apto a encantar seus visitantes com os catálogos das exposições realizadas pela Casa Fiat de Cultura, além de souvenirs, CDs, DVDs, papelaria, livros de arte e acervo com temática relacionada ao conteúdo das mostras em cartaz.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.