FecharX

Teatro em Movimento

Local não informado

Teatro em Movimento

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

01/08 até 31/08

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 19:00


Créditos da imagem: Bob Wolfenson + Bianca Aun

Durante os últimos 19 anos, o festival Teatro em Movimento foi responsável por descentralizar o acesso às grandes produções do eixo Rio-São Paulo e trouxe para Belo Horizonte e outras 15 cidades mais de 300 espetáculos em um constante programa de formação de plateia. Prestes a dar início à edição 2020, o projeto foi surpreendido pela pandemia do Covid-19 e todo o isolamento social que começou desde então. Após um período de estudo e pesquisa, a produtora Tatyana Rubim – idealizadora do Teatro em Movimento – transformou o festival em algo absolutamente novo.

A partir de agosto, o projeto dá início ao Teatro EmMov Digital, uma ampla plataforma de Teatro para web, construída a partir de três pilares: um curso pioneiro de formação em Teatro Digital, a produção de uma websérie com vinte episódios e o lançamento de três montagens virtuais concebidas exclusivamente para a ocasião e estreladas por Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes.

O Teatro EmMov Digital tem coordenação geral de Tatyana Rubim, que também divide a coordenação de experiências digitais e formação em teatro digital da doutora da UFMG Mariana Lima Muniz. O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Desde o início do processo, a preocupação de Tatyana é a mesma com que conduziu o Teatro em Movimento ao longo de quase duas décadas: prestar um serviço de excelência, estar atenta aos espectadores e deixar um legado. ‘O tempo é outro, a formula é outra! E, para tanto, é preciso entender este novo ambiente, trazer as pessoas certas e especialistas, a fim de produzir algo novo, como repertórios para serem apresentados ao público, que também deve ser considerado como um “novo espectador”, por se comportar de modo diferente da presencial. É o desafio de construir o novo para o novo normal’, diz Tatyana, que convocou uma equipe de peso para ampará-la neste novo momento. 

Além de Mariana, Matias Umpierrez assina uma espécie de mentoria do projeto e por vezes supervisionará diretores na empreitada, que contará com profissionais referenciais na dramaturgia brasileira, como André Cortez, Inês Peixoto, Gilberto Scarpa, Tattá Spala, Marcio Medina, Vinicius Calderoni e Vinícius Souza.

O Teatro EmMov Digital será realizado com uma equipe de quase 100 pessoas, entre diretores, atores, cenógrafos, cineastas, roteiristas, especialistas da área digital, produtores e professores. Toda esta cadeia produtiva teve seu trabalho interrompido com o isolamento social. Para assistir, basta acessar as redes sociais do festival, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

Tags:
  • sou bh
  • teatro digital
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.