FecharX

Segunda temporada peça Na Sala com Clarice

Local não informado

Segunda temporada peça Na Sala com Clarice

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

09/01 até 31/01

Dom | 19:00

Sab | 20:00


Créditos da imagem: Fernando Badharó

Começa hoje, dia 9 de janeiro, e segue até dia 31, a segunda temporada on-line da peça Na Sala com Clarice. As transmissões são gratuitas e acontecem pela plataforma Zoom, sempre aos sábados às 20h e domingos às 19h. No dia 29 (sexta-feira), às 20h, haverá sessão especial com intérprete de Libras. A retirada dos ingressos é gratuita pela Sympla.

 

Em “Na Sala com Clarice”, Odilon Esteves reúne obras que compõem um panorama das múltiplas facetas de Clarice Lispector, incluindo narrativas em que podemos perceber a própria autora em diferentes fases da vida. A cada sessão, o ator oferece ao público 15 opções textos para cinco serem escolhidos e apresentados na sequência, ao vivo e on-line, da sala do Odilon para a sala do espectador.

 

A proposta do projeto é apresentar alguns dos textos da Clarice Lispector na íntegra, oralizando a palavra escrita com vistas a potencializar o encontro desta com o público. O espectador é munido de ferramentas para acessar outras camadas da obra de Clarice, praticamente sem cortes no seu original. Os elementos oferecidos ao espectador se alternam a cada rodada de apresentações, para estimular as escolhas: leitura de pequenos trechos; apresentação das sinopses; exposição de objetos relacionados aos textos, sem que o público conheça sequer seus títulos.

 

Ciclo de Palestras

Além das apresentações, o projeto propõe um ciclo de palestras sobre Clarice Lispector com abordagens que aprofundam a leitura e a análise de sua obra.

 

“A repartição dos pães”, por Noemi Jaffe (11 de janeiro, às 19h):  é escritora, professora e crítica literária. Doutora em literatura brasileira pela USP, dá aulas de Escrita Criativa na Casa do Saber, no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e n'A Escrevedeira. Também trabalha como crítica literária para o jornal Folha de São Paulo.

 

“Clarice: a casa, a terra é o céu”, por Maria Homem (25 de janeiro, às 19h): graduada em Psicologia pela USP, com mestrado em Psychanalyse et Esthétique pelo Collège International de Philosophie e pela Universidade Paris VIII, e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Atualmente colabora com a PUC-SP e FAAP. Tem experiência na área de Psicanálise, Cultura e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, literatura, cinema e subjetividade. 

As palestras são gratuitas e os ingressos retirados também pela Sympla. 

Tags:
  • sou bh
  • teatro
  • online
  • Na Sala com Clarice
  • Clarice Lispector
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.