FecharX

Janela de Dramaturgia - Edição Manifesto

Café 104

Janela de Dramaturgia - Edição Manifesto

  • Gratuito

Data

10/12 até 10/12

Ter | 20:00


Créditos da imagem: Athos Souza

A Central, antigo Café do Centoequatro, recebe, até o dia 10 de dezembro, a edição especial da Janela de Dramaturgia. A tradicional mostra anual de dramaturgia contemporânea acontece em Belo Horizonte desde 2012 e é uma das principais iniciativas voltadas para a divulgação e fomento de novos autores de teatro no Brasil.

O evento, que mistura teatro, literatura e performance, apresenta a leitura de textos teatrais inéditos de autores da cidade e de outras quatro regiões do país como São Paulo, Bahia, Pará e Paraná, seguido de bate-papo com os dramaturgos. 

Neste ano, recebeu o título de Edição Manifesto e convidou 10 artistas/coletivo para escrever uma peça-manifesto, de tema e conteúdo livre, inspirados na ideia e forma. Até dezembro, uma vez ao mês, dois autores apresentam na mesma noite seus textos, sendo um de Belo Horizonte e outro de alguma região do país.

Dentre os artistas locais que estão na programação, destaca-se a atriz, diretora de teatro e ativista Cida Falabella e a Academia Transliterária, coletivo de artistas trans que recentemente foi censurado na quinta edição da Virada Cultural em Belo Horizonte.

A programação ainda inclui a dramaturga paulista Dione Carlos, que neste ano representou o Brasil na Grécia para as comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa e integrou a coletânea Dramaturgia Negra, lançada pela Funarte, e a dramaturga paranaense Leonarda Glück, que lançou em 2016 o livro A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro.

Toda a programação é gratuita e os encontros acontecem nos dias 27/8, 17/9, 22/10, 12/11 e 10/12, sempre às 20h. Confira no link os convidados de cada encontro. 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.