FecharX

Bloco da Praia: o cimento da lúdica revolução

Praça da Estação

Bloco da Praia: o cimento da lúdica revolução

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/02 até 22/02

Sab | 11:00


Créditos da imagem: Priscila Musa

Se você está com saudades de se banhar nas fontes da Praia da Estação, não se preocupe. O bloco da Praia sairá em cortejo da Praça da Estação, neste sábado (22), pelas ruas do centro da cidade, com sua mistura inconfundível de engajamento político e festividade. 

Ao contrário de blocos como Então, Brilha!, Juventude Bronzeada e Baianas Ozadas que atraem milhares de pessoas, com uma grande estrutura de carro de som e trio elétrico, a Praia mantém as tradições de carnavais mais antigos: pé no chão, instrumentos de sopro, e bateria aberta para quem quiser chegar e se juntar. 

O Bloco da Praia surge como desdobramento do movimento Praia da Estação, que decidiu se reunir aos sábados na Praça da Estação para "tomar banho" nas fontes do local, em 2011. A partir daí, era possível ver homens e mulheres, de várias idades, em roupas de banho, com seus isopores, cangas e guarda-sóis. A iniciativa criativa se deu como resposta ao decreto do então prefeito Márcio Lacerda, que proibiu atividades artísticas na Praça sem alvará da Prefeitura de Belo Horizonte. A Praia é um dos blocos mais importantes do Carnaval de retomada.

Lacerda deixou de ser prefeito, mas a Praia e o bloco seguem firmes fazendo seus carnavais políticos, festivos e engajados. Um dos pontos altos do cortejo é o caminhão pipa que costuma esperar os foliões em alguma parte do trajeto para um "banho de mar". Portanto, coloque seu traje de banho e se prepare para pegar uma praia. 


Bloco da Praia 

Sábado, 22/02, 11h (horário estimado)

Praça da Estação, próximo à estação de trens

Tags:
  • carnavaliza bellot
  • Praia da Estação
  • Bloco da Praia
  • soubh
  • carnaval 2020
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.