FecharX

Semana do Patrimônio 2019

  • Gratuito

Data

13/08 até 18/08

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 18:00 - 22:00

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00

15/08 até 15/08

Qui | 18:30


Créditos da imagem: Breno Trindade

Chegou o momento do ano em que o Circuito Liberdade celebra o patrimônio! Em 2019, a Semana do Patrimônio tem como tema Cozinha e Cultura Alimentar, e o Espaço do Conhecimento UFMG e o Memorial Vale contam com uma programação especial para o evento.

 

As atividades do dia buscam a difusão da culinária e as trocas de experiências e práticas em que apresentam a cozinha como lugar da expressão cultural.

 

O Espaço do Conhecimento da UFMG participa com uma exposição de dar água na boca. Na Fachada Digital, de 13 a 18 de agosto, das 18h às 22h, a grande tela de projeção voltada para a Praça da Liberdade exibe fotos que revelam por que a comida mineira é um patrimônio do país.

A ação é promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), que aproveita a data, comemorada em 17 de agosto, para abordar a alimentação como um elemento cultural, que compreende atividades agrárias, práticas rituais, conhecimentos práticos antigos, técnicas culinárias, costumes e modos de comportamento comunitários ancestrais. 

Exposição Alimentícios

 

Já no Memorial Vale, a proposta é um pouco diferente: mostrar o plantio e a intervenção nos elementos da natureza até que eles sejam transformados em alimentos. Esse é o foco da exposição Alimentícios, da fotógrafa especializada em gastronomia e estudiosa da cultura alimentar, Inês Rabelo.

 

A mostra fica disponível do dia 13 a 31 de agosto no Memorial Vale. As fotos vão estar expostas em looping na sala Espetáculo Mineiro. A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

 

A exposição aborda o processamento de ingredientes, técnicas de cozimento e o significado da alimentação para um povo, suas tradições e necessidades, e a importância biológica, social e econômica dos alimentos.

 

Além disso, no dia 15 de agosto (quinta), às 18h30, o Memorial Vale recebe, também, a mesa de discussão: História e Experiências da Patrimonialização da Cultura Alimentar na Ibero-América.

Tags:
  • Circuito da Liberdade
  • bh
  • Semana do Patrimônio
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.