FecharX

Semana das Crianças no Inhotim

Inhotim

Semana das Crianças no Inhotim

Evento encerrado
  • Infantil

Valor entrada

  • 22 Meia
  • 44 Inteira

Data

12/10 até 30/10

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 15:30


Créditos da imagem: William Gomes

O Inhotim vai celebrar a semana das crianças com uma programação pra lá de especial e inclusiva para toda a família. De 12 a 19 de outubro, as visitas panorâmicas e temáticas convidam o público a experimentar trajetos e olhares inspirados no universo infantil.


Entre brincadeiras e em meio à fauna e flora presentes no Instituto, o espaço propõe vivências para todas as idades, exercitando o imaginário e a relação arte e natureza. A programação conta com caça ao tesouro, exposições, investigações ecológicas com plantas e oficinas. Confira o que o museu preparou para agitar a diversão dos visitantes:


Visita Panorâmica: Caça ao Tesouro

Conta a lenda que, no final do século XIX, o Sr. Tim, um famoso morador de Brumadinho, escondeu por essa região um tesouro muito valioso! Na brincadeira, mais de um século depois, os funcionários do Inhotim encontraram pistas e um mapa para desvendar o mistérios e convida os visitantes a explorar o território do Instituto em busca do “tesouro” escondido nos jardins.

 

Quando: Dias 12 e 19/10

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45 

 

Visita Panorâmica: Experiências da Cor

Muitas obras de arte em exposição no Inhotim têm como característica marcante a cor. Esta visita tem como ponto de partida a exploração das cores, fazendo com que o grupo se deixe afetar pelas criações de paletas e tensionamentos do colorir da infância, das artes e da natureza. 

 

Quando: Dias 12 e 16/10

Horário: 14h às 15h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 13h45 

 

Visita Panorâmica: Bicho ou Planta?

Algumas plantas e animais têm características semelhantes. De modo divertido e interativo, algumas espécies do acervo botânico são reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais. Pata-de-elefante e orelha-de-macaco, por exemplo, permitem a investigação ecológica de maneira lúdica.

 

Quando: Dias 13 e 17/10

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45

 

Visita Panorâmica: Experiência de Criança

A visita traz a mediação como despertar para a criatividade infantil e envolvimento da família, além de utilizar a manipulação de objetos, permitindo uma experiência sensorial nos campos cinestésico, visual e auditivo.

 

Quando: Dias 15 e 18/10

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45 

 

Visita Panorâmica: Volta ao Mundo

Utilizando o acervo botânico de espécies exóticas, a visita leva o grupo a uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam as espécies. Os visitantes vão percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

 

Quando: Dias 16 e 19/10

Horário: 14h às 15h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 13h45 

 

Visita Temática: Quasi-cinema Parangolé

A atividade convida o público a imergir no universo de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida a partir da proposta educativa Quasi-cinema Parangolé. A ideia de “crelazer”, desenvolvida por Oiticica em defesa do direito ao lazer e seu potencial criativo, estará presente na proposta com o convite à utilização dos Parangolés, uma espécie de roupa-fantasia desenvolvida pelo artista, e instrumentos musicais de percussão.

 

Quando: 12, 16, 23 e 30/10

Horário: 10h às 14h

Local: área externa da Galeria Cosmococa (G15 no mapa)

 

Visita Temática: Recreio in Situ  

Venha experimentar um processo de imersão no trabalho A origem da Obra de Arte (2002), da artista Marilá Dardot. Exploramos os limites físicos e conceituais do espaço, os limites entre a recreação e a ação educativa, entre um museu e um sítio. Plantar sementes, palavras e sentidos nesse espaço do Inhotim é um exercício de convivência, compartilhamento e construção conjunta. 


Quando19 e 26/10

Horário: 10h às 14h

Local: Marilá Dardot A Origem da Obra de Arte (2002) (G17 no mapa) 

 

Visita Temática: Experimentação Musical

Quais sons podemos tirar de um instrumento? O que o corpo revela à nossa audição? Qual a sonoridade do ambiente a sua volta? Na semana das crianças, a Escola de Música do Inhotim abre ao público, de todas as idades, sua metodologia de iniciação musical, propondo vivências sonoras com o uso de diferentes instrumentos e corpografias. 

 

Quando: 19/10

Horário: 15h às 16h30 

Local: Gramado da obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe - (A 12 no mapa)

 

Para participar das atividades, os visitantes devem adquirir os ingressos para o museu. As entradas custam R$ 22 (meia) e R$ 44 (inteira) e já estão à venda pelo site. Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.

Tags:
  • brumadinho
  • sou bh
  • bh
  • semana das crianças
  • programação especial
  • inhotim
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.