FecharX

Projeto Digital Dellarte

Local não informado

Projeto Digital Dellarte

  • Gratuito

Data

15/10 até 17/11

Qui | 19:30


Créditos da imagem: Balle Nacional da China/Divulgação Dellarte

Começa hoje, 15 de outubro, e vai até dia 17 de dezembro, sempre em quintas-feiras às 19h30, o projeto Digital Dellarte, iniciativa da produtora cultural Dellarte. Serão sete espetáculos on-line gratuitos, de música e dança, com alguns nomes inéditos no Brasil.

Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado terá entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos, comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir que serão exibidas, com as apresentações, no canal do Youtube DellArteSolucoes.

O primeiro espetáculo acontece hoje, com apresentação da Lucerne Symphony Orchestra - uma das formações sinfônicas mais antigas do mundo - com a exibição do concerto Oferenda Romântica, concerto duplo para piano e violoncelo, do compositor russo Rodion Shchedrin. Antes do início do programa acontece uma entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra.

Já no dia 22 e outubro, haverá exibição de uma grande comemoração pelos 60 anos do Balé Nacional da China, com um programa especial: "Homenagem à Vida". O programa é composto por cinco peças concebidas pelos coreógrafos da companhia e encenadas durante a pandemia, que trazem uma reflexão sobre o isolamento imposto ao mundo e um tributo aos heróis do front. O programa também contará com uma entrevista com Feng Ying, diretora artística da companhia.

No dia 29, a vitalidade e contemporaneidade do Balletto di Roma, fundado há 60 anos, será demonstrada no clássico de Shakespeare: Otello, uma das mais famosas produções da companhia. O grupo tem direção artística de Francesca Magnini, um nome de vanguarda no cenário da dança, que levou o Balletto di Roma à projeção internacional.

Em novembro, no dia 12, apresentação da percussionista chinesa Beibei Wang, pouco conhecida no Brasil, em um show que mistura o clássico com solos performáticos conceituais. Membro da Royal Academy of Music Beibei, coleciona turnês internacionais e participações em festivais de música com algumas das principais orquestras do mundo.

A unicidade do som e a grandeza da história da Sinfônica de Bamberg poderá ser apreciada pelo público no dia 26 de novembro. Com uma história centenária, a Sinfônica já apresentou mais de 7 mil concertos em 63 países. Nesta apresentação, o público verá a execução da obra Má Vlast, do compositor tcheco Bedřich Smetana, realizada no Concerto do Festival da Primavera de Praga .

Dia 10 de dezembro é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macau, formada por estudantes universitários, através de um grupo de professores e antigos músicos da Orquestra de Câmara de Macau. Será apresentado o Concerto para violino, violoncelo e piano em Dó maior, Opus 56 de Beethoven. No programa uma entrevista com Oswaldo Veiga Jardim, maestro brasileiro radicado em Macau que comanda a Sinfônica.

Encerrando a programação, dia 17 de dezembro tem o famoso Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky, numa nova versão ainda não conhecida pelo grande público, pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève. Criada em 1960, a companhia suíça, sob direção de Philippe Cohen, explora a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI. O programa também contará com uma entrevista com Jeroen Verbruggen, coreógrafo desta releitura de um clássico do balé mundial.

Tags:
  • sou bh
  • dellarte
  • música
  • dança
  • online
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.