FecharX

Programação - Memorial Minas Gerais Vale

Memorial Minas Gerais Vale

Programação - Memorial Minas Gerais Vale

  • Gratuito

Data

06/05 até 31/05

Dom | 10:00 - 15:30

Qui | 10:00 - 21:30

Ter, Qua, Sex, Sab | 10:00 - 17:30


Créditos da imagem: Elcio Paraiso

Neste mês de maio, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta uma série de atividades gratuitas para celebrar Dia Internacional dos Museus (18/5).

Além da programação fixa do Memorial, que convida os visitantes a interagirem com a história de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, também vão acontecer exibição de filmes que destacam as tradições mineiras, exposições e bate-papos sobre a história e a cultura de Minas Gerais e a importância da preservação dessa memória.

Confira a programação:

Mostra de filmes de bens culturais e patrimoniais 

Até o dia 31 de maio, o espaço vai exibir, em sequência contínua e sem horário fixo, cinco filmes: O Fazer e o Tocar em Minas Gerais (2018), que aborda o contexto social e histórico da viola e seus tocadoresO Quê do Queijo – Um segredo da Região do Serro (2014), sobre o modo artesanal de fazer queijo minas do Serro, registrado como patrimônio cultural; a Comunidade dos Arturos (2013), estruturada em torno da família do patriarca Arthur Camilo Silvério e da devoção a Nossa Senhora do RosárioPipiripau – O mundo de Raimundo (2013), que conta a história do Presépio do Pipiripau, obra de arte que encanta a população da capital e atrai visitantes desde as primeiras décadas do século passado; e Metrópoles (2012), que constrói um retrato da desativação ou mudança de função dos prédios que antes abrigavam antigos cinemas de Belo Horizonte. Os filmes serão exibidos na sala Espetáculo Mineiro.


7/5  Abertura da exposição e bate-papo com Walter Firmo
Nesta terça-feira, um dos maiores fotógrafos do Brasil, Walter Firmo, inaugura a exposição O Brasil que Merece o Brasil, com 93 fotografias capturadas entre a década de 1960 e 2017, que fazem um panorama da cultura popular de diversas regiões. A mostra inclui retratos clássicos de grandes figuras brasileiras, como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus e Arthur Bispo do Rosário, além de registros de anônimos. Para completar, às 19h, ele estará no espaço para um bate-papo com o público sobre fotografia.

 

14/5  Bate-papo sobre o futuro das tradições e o papel das instituições na memória

O encontro O Futuro das Tradições e o Papel das Instituições na Memória vai abordar questões sobre o patrimônio cultural mineiro, seu tipo de identidade e tradições locais. O bate-papo será comandado pela gerente de Patrimônio Cultural Imaterial no Iepha-MG, Débora Raíza Rocha, a partir das 12h30.

 

17/5  Bate-papo: O Bordado Como Lugar de Memória

O museu convida a bordadeira e pedagoga Isabella Brandão Lara para um bate-papo sobre o ofício e arte do bordado em Minas Gerais. No encontro serão abordado questões sobre os ideais femininos e o feminismo que envolve essa prática manual. A atividade começa às 12h30.

 

18/5  Apresentação do grupo contadores de histórias Miguilim e abertura da exposição Olhos do Papagaio

Dia 18, às 15 horas, acontece a apresentação do grupo de contatores de histórias Miguilim. Ao total, 78 jovens do grupo apresentarão os textos de Guimarães Rosa na Sala de Leitura do Memorial. No mesmo dia acontece a abertura da exposição do projeto fotográfico Olhos do Papagaio. A iniciativa busca discutir situações cotidianas, construir narrativas e realizar registros que contam um pouco da história e da experiência de se viver em uma das maiores e mais antigas favelas de Belo Horizonte, o Morro do Papagaio. Na mostra estarão expostos trabalhos produzidos entre março de 2017 e fevereiro de 2018 dos jovens Lucas Sales, Roberta Lima, Nicholas Bertolini e Marcus Vinícius.


O Memorial Minas Gerais Vale funciona às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Tags:
  • bate-papo
  • exposições
  • tradições mineiras
  • bh
  • gratuito
  • Dia Internacional dos Museus
  • memorial minas gerais vale
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.