FecharX

Programação de Férias Funed

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

11/07 até 29/07

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex | 08:00 - 16:00

18/07 até 18/07

Qui | 14:00 - 16:00

Qui | 09:00 - 11:00


Créditos da imagem: Priscila Fujiwar

Que tal um programa para agitar as férias de julho em que, além de se divertir, você também aprende um pouco mais sobre a biologia e o universo das aranhas, das cobras e dos escorpiões em uma instituição centenária? A Fundação Ezequiel Dias (Funed) preparou uma programação gratuita para este mês, que incluí uma exposição e palestras temáticas. 

 

A exposição O Posto Antiofídico resgata a história de Belo Horizonte, que se mistura a da instituição. A cidade, projetada em uma região onde havia uma grande quantidade de escorpiões silvestres devido ao bioma predominante, enfrentou diversos problemas com o crescimento da convivência dos moradores com os animais peçonhentos. Logo, vários pesquisadores da Funed se reuniram para auxiliar no desenvolvimento econômico da capital e de Minas Gerais.


A mostra conta com 54 fotografias, que retratam as atividades dos profissionais da época. Além dos retratos, a exposição incluí vários materiais, de valor histórico, que datam desde o início do século passado. São relatos e fotos de acidentes com os animais, matérias jornalísticas, artigos científicos, mapas e gráficos que documentam onde eles foram encontrados .


A exposição fica aberta para visitação até o dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 16h.


Já o projeto Portas Abertas, um programa de visitas guiadas em que os visitantes participam de uma palestra temática, tem como tema Dengue, Zika e Febre Maculosa - Como é o Diagnóstico na Funed?, com Marcos Vinicius Ferreira Silva, chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses.


A atividade ainda inclui uma visita pelo Circuito Histórico da Funed, que passa pela Biblioteca Científica, o Laboratório do Ezequiel e o Serpentário, que conta com uma mostra de serpentes, aranhas e escorpiões da Fundação.


Durante o tour, os monitores explicam as principais características de cada um e procedimentos que devem ser adotados em caso de acidentes com animais peçonhentos.


Para completar, tem o Ciência em Movimento, um programa de divulgação científica que aborda cinco temas: animais peçonhentos; biotecnologia e suas aplicações; produção de soros antipeçonhentos; análises de alimentos; dengue; leishmaniose e a história da saúde pública no Brasil.


Com exposições interativas, o conteúdo é tratado com uma linguagem lúdica e popular para estabelecer uma relação com questões presentes no cotidiano da população que despertem o interesse pela ciência.


A atividade acontece no dia 18 de julho, 9h às 11h ou de 14h às 16h. Os agendamentos devem ser realizados pelo site da instituição. Também existem datas para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. A idade mínima para participação no Portas Abertas é de oito anos.

Tags:
  • palestras
  • bh
  • exposição
  • Fundação Ezequiel Dias
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.