FecharX

Programação Completa - Virada Cultural 2019

Vários locais

Programação Completa - Virada Cultural 2019

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

20/07 até 21/07

Sab, Dom | 00:00 - 23:59


Créditos da imagem: Mariane Botelha

Manifestações culturais e artísticas ganham as ruas do hipercentro de BH entre 20 e 21 de julho. A Virada Cultural de Belo Horizonte 2019 convida a população a redescobrir a cidade e ocupar espaços com vasta programação cultural, que preza pela pluralidade, interatividade, sustentabilidade e mobilidade. São mais de 400 atrações de linguagens e formatos variados, espalhadas em 25 espaços do hipercentro, possibilitando uma ocupação harmônica para que as pessoas verdadeiramente vivam a cidade durante 24 horas. São esperadas cerca de 500 mil pessoas durante todo o evento. A Virada Cultural de BH é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

A cidade receberá grandes nomes, como Daniela Mercury, Atooxxa, Djonga, Chama o Síndico com Fernanda Abreu, Xenia França e Moraes Moreira. Para além deles, o destaque do evento está na pluralidade das atrações locais, como Sérgio Pererê, Teuda Bara, Maurício Tizumba, Quarteirão do Soul, Thiago Delegado, Chico Lobo, Toda Deseo, Slam Clube da Luta, Lá da Favelinha, Mundialito de Rolimã, Instituto Mano Down, Mimulus Cia de Dança, BH Bike Polo. Também estarão na programação centenas de outros artistas em um momento de convivência inclusivo para todas as tribos. As apresentações serão realizadas em um perímetro formado por seis áreas principais no hipercentro da capital - cada uma com o seu perfil cultural - além de espaços parceiros. Ao todo, vinte e cinco pontos da cidade receberão a programação. A proposta é revelar uma cidade pulsante, com espaços públicos ocupados e um circuito com atrações diversas para a redescoberta do ambiente urbano. 

A extensa programação contempla diversas áreas da cultura, como música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, cinema, vídeo, arquitetura, moda, design, esporte de rua, arte digital, animação, games, gastronomia, cultura popular, arte urbana e performances. Essa edição da Virada conta ainda com novas categorias, como audiovisual, bem-estar e saúde. Haverá também a programação associada, que receberá a consolidação das agendas contínuas de teatros, museus, centros culturais, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais públicos e privados, com horários e atrações especiais durante a Virada. 

Os espaços públicos e as artes

Toda a programação foi montada considerando a vocação cultural e artística dos espaços. Mais concentrado no hipercentro, as atrações estarão distribuídas em seis polos macros. Atrações diversificadas se espalham pelo “circuito” – nome dado aos trajetos que conectam os espaços. Palcos baixos, intervenções nas ruas, esquinas e praças transformarão espaços triviais do cotidiano em ambientes de fruição, convívio e redescoberta da cidade. O fechamento ampliado das vias estimulará a mobilidade ativa dentro do circuito - a pé, de bicicleta, patinete e outros.

Mapa da Virada

Crédito: Divulgação / Virada Cultural

Confira a programação completa aqui. 

Tags:
  • Moraes Moreira
  • djonga
  • daniela mercury
  • shows
  • agito
  • diversão
  • lazer
  • cultura
  • bh
  • virada cultural bh
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.