FecharX

Museu Itinerante do Videogame

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

14/09 até 29/09

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 15:00 - 21:00


Créditos da imagem: In Green / shutterstock.com

Um dos mais visitados eventos de videogames do país chega a Belo Horizonte pelo primeira vez. De 14 a 29 de setembrodas 15h às 21h, o Minas Shopping recebe o Museu do Videogame Itinerante.

A atração é totalmente gratuita e traz mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de modelos antigos para jogar, além de simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, áreas PlayStation VR, Nintendo Switch e XBOX ONE X e concurso de cosplay.

A exposição é totalmente interativa e resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. Entre as relíquias, estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história; brincar com lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 e pilotar supermáquinas em cockpits para PS4, que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. 

Já na área PlayStation VR, o público poderá experimentar a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com a área do Switch, novo console da companhia japonesa que será uma mistura de console e portátil. Os visitantes também poderão conhecer e jogar no mais recente console da Microsoft: o XBOX ONE X.

O encontro ainda promove a primeira etapa do Just Dance Challenge 2019 Latim America em Belo Horizonte, que vai selecionar um vencedor do game de dança para concorrer na final brasileira no fim do ano. A competição acontece na Comic Com Experience CCXP, entre 5 e 8 de dezembro, em São Paulo. 

O Museu do Videogame Itinerante, que recebe 5 milhões de visitantes ao ano em todo o Brasil, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris e, em 2019, também integrará o London Games Festival, um dos maiores eventos de games da Inglaterra.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.