FecharX

Fachada Digital - Festival de Inverno da UFMG

Praça da Liberdade

Fachada Digital - Festival de Inverno da UFMG

Data

11/07 até 21/07

Seg, Ter, Qua, Sex, Sab, Dom | 18:00 - 22:00


Créditos da imagem: Divulgação / Espaço do Conhecimento da UFMG

O Festival de Inverno da UFMG deste ano tem como tema Memória: arte e patrimônio. Como parte da programação, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe três projeções sobre o tema na Fachada Digital de 11 a 21 de julho, sempre das 18h às 22h. Quem passar pela Praça da Liberdade nesse horário vai poder ver três exposições sobre bens culturais e móveis do estado, como o Presépio do Pipiripau, peças sacras e as violas mineiras. A entrada e participação do evento são gratuitas.

Na projeção A Arte do Marfim nas Minas Gerais, uma série de fotografias de peças decorativas e sacras do acervo de museus do estado são exibidas ao público. Os bens foram catalogados pelo projeto A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX, uma parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.

A mostra fotográfica Violas de Minas: Patrimônio Imaterial de Minas Gerais revela o som forte e sem distorção da viola caipira, que atravessa gerações. O vídeo é fruto do acervo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais. 

Já Conectando Acervos expõe coleções da UFMG, como o Presépio do Pipiripau, objetos dos acervos de Obras Raras da Biblioteca Universitária, do Centro de Memória da Faculdade de Farmácia (Cemefar), do Centro de Memória da Faculdade de Enfermagem (Cemenf) e do Centro de Memória da Educação Física (Cemef).

51º Festival de Inverno da UFMG


O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. Veja a programação na nossa Agenda.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.