FecharX

Dia da Ciência

Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

06/07 até 06/07

Sab | 09:00 - 16:00


Créditos da imagem: Divulgação / Espaço do Conhecimento da UFMG

O Dia Nacional da Ciência será celebrado em grande estilo na capital mineira. No dia 6 de julho, o Espaço de Conhecimento da UFMG vai ter a Observação do Sol. Com um telescópio especial, será possível ver nossa estrela sem danificar a visão. Já na oficina Teatro dos Planetas, em um amplo tapete astronômico, o público poderá simular os movimentos de seis planetas, da Lua e do Sol, aprendendo sobre o funcionamento do sistema solar. As duas atividades ocorrem de 10h às 12h. 


Outro tema abordado pelo Espaço na data é a mineração, que ganhou destaque após o rompimento da barragem em Brumadinho que deixou centenas de mortos e um desastre ambiental de grandes proporções. O museu vai exibir, ao longo do evento, o teaser do Documentário imersivo: os impactos da mineração em Minas Gerais, que promove uma discussão sobre as consequências da atividade minerária no meio ambiente.

Além disso, a data reuniu a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Santa Casa. Mais de 70 projetos científicos serão apresentados à população no Centro de Referência da Juventude, no centro de Belo Horizonte, no dia 06 de julho, das 09h às 16h. 

 

A entrada para ambos os eventos é gratuita e aberta ao público.

O Dia Nacional da Ciência


Instituído por lei em 2001, o Dia Nacional da Ciência é celebrado em 8 de julho em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada no mesmo dia em 1948. Neste ano, Belo Horizonte celebra a data no dia 06, sábado. O objetivo do evento, gratuito e aberto ao público, é demonstrar a importância da ciência para as transformações econômicas, culturais e educacionais em uma linguagem mais lúdica e didática. 


Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.