FecharX

Circuito em Casa

Local não informado

Circuito em Casa

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

27/05 até 31/05

Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Créditos da imagem: Dragana Gordic/shutterstock

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), lançou no dia 23 de maio o Circuito em Casa, ação especial do Circuito Municipal de Cultura com o objetivo de promover a produção artística da capital e disponibilizar à população mais uma opção de arte e formação, durante o período de isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. 

A programação no formato digital será transmitida a partir do canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e pelas páginas do Circuito Municipal de Cultura nas redes sociais do Instagram e Facebook. São transmissões online, ao vivo, além da exibição de vídeos, curtas e filmes, debates e atividades formativas, voltadas a diversos públicos.

Dessa forma, o Circuito Municipal de Cultura dá continuidade à sua programação, conectando as produções culturais e artísticas das diversas regionais de Belo Horizonte. O Circuito foi lançado em dezembro de 2019, com shows de Jorge Ben Jor, Rincon Sapiência e Tamara Franklin, na Zona Cultural Praça da Estação, em comemoração ao aniversário da capital. Agora, frente ao momento de isolamento social, o projeto traz artistas da cena local para apresentações transmitidas pela internet, ampliando os esforços para que a população fique em casa, conforme as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações podem ser encontradas no site.

Confira a programação do mês de maio: 

27/05- Quarta- feira

A partir de 12h – Circuito Cine Clube:

●        Exibição da Websérie “Saberes do Sagrado” da Associação Filmes de Quintal e Iphan 2015/Brasil/4 episódios com duração aproximada de 40min cada/Livre

●        Exibição do curta “A Rainha Nzinga Chegou”, de Júnia Torres e Isabel Casimira Gasparino 2019/Brasil/74min/Livre

 

Exibição através do YouTube

Filmes disponíveis até 03/06/2020 

28/05 - Quinta-feira 

19h - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) - Teatro de Bonecos 

Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo já montou 36 espetáculos e já produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação online no Circuito em Casa, o Giramundo apresenta uma série de pílulas com personagens que contam um pouco a história de seu espetáculo e a história do grupo. 

Exibição através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

Duração: no máximo 2 minutos 

20h – “Tecnologias Tradicionais para uma Vida em Quarentena”, com Pai Ricardo (BH) - Cultura Popular

No bate-papo, o mestre Ricardo de Moura, Pai Ricardo, falará das tecnologias construídas a partir da diáspora e no encontro com os povos originários, que constituem saber precioso para tempos de acolhimento e resistência. 

A live é uma homenagem aos festejos da cultura popular de maio de 2020. 

Live através das mídias:  YouTube/Instagram/Facebook 

29/05 - Sexta- feira 

19h – Representação de trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”. Bate papo em seguida com participação especial de Juliana Motta - psicanalista, membro da AMP/EBP-MG e coordenadora da Residência Multi Saúde Mental da FHEMIG – Multiáreas.

A atriz, jornalista e gestora cultural Ana Gusmão apresenta trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”, escrito e dirigido por Kalluh Araújo. A apresentação é um recorte do espetáculo, que será apresentado nos Centros de Convivência da Política de Saúde Mental de BH, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, onde a depressão, o isolamento, a dificuldade de diálogo e o não lugar dentro de um sistema repressor são referenciados de forma poética e sincera. O sofrimento da não compreensão, por ser uma mulher muito à frente do seu tempo, desconstrói a imagem da anti-heroína através das cartas escritas para o seu filho com Oswald de Andrade, Rudá. A representação busca trazer atenção à pauta da luta antimanicomial e dos direitos das pessoas portadoras de sofrimento mental, a partir da arte. 

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

30/05 - Sábado

17h – Show Julia Tizumba (MG) - Música 

Júlia Tizumba é atriz, cantora, compositora, instrumentista e integrante do Coletivo Negras Autoras. Nesta apresentação, acompanhada pelo músico Belisario Tonsich, apresenta composições próprias e um apanhado de canções da Música Popular Brasileira que fazem parte do repertório de seus quinze anos de carreira.

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook 

31/05- Domingo 

17h – Bate Papo com Roberta Martinelli (SP) e Evandro Fióti (SP) - Música

Roberta Martinelli é formada em teatro pela Célia Helena Centro de Artes e Educação e em Rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado. Em sua trajetória, no jornalismo musical, estão a TV Cultura, a Eldorado FM e o Caderno 2 do Estado de São Paulo. Em 2017, foi  ganhadora na categoria jornalista musical no Women's Music Event Awards by VEVO

É recorrente ver o nome de Evandro Fióti relacionado a novos negócios na música e a ações impactantes no showbiz. Evandro é empresário artístico, músico, produtor e diretor artístico. Junto com seu irmão, Emicida, criou a gravadora e marca LAB Fantasma. 

O bate papo vai abordar estratégias para o empreendedorismo na música em tempos de crise. 

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

Tags:
  • Circuito Municipal de Cultura
  • circuito em casa
  • sou bh
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.