FecharX

Circovolante - 11º Encontro de Palhaços

Vários Vários

Circovolante - 11º Encontro de Palhaços

  • Gratuito

Data

26/09 até 29/09

Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00 - 21:00


Créditos da imagem: Naty Torres

A cidade barroca de Mariana (MG) recebe, entre os dias 26 e 29 de setembro, o Circovolante - 11° Encontro Internacional de Palhaços. 

O centro histórico e as praças da cidade vão receber mais de 40 trupes de todo o Brasil e do exterior, com espetáculos gratuitos nos quatro dias de evento. A programação ainda se estende para bairros e distritos periféricos, com a descentralização do encontro, que será ainda maior que as edições anteriores.

Neste ano, além das trupes em cena nos dois palcos montados nas Praças da Sé e Gomes Freire, rodas de palhaços acontecerão na rua, simultaneamente. A ideia nasceu para que o público possa ter mais possibilidades. Para completar, a edição marca o lançamento de dois livros importantes para a história da palhaçaria e também dois documentários.Um deles é um registro dessa primeira década de evento e sua trajetória até então, e o segundo sobre o legado do primeiro homenageado do festival: o Palhaço Alegria, que, aos 86 anos é o mais antigo do Brasil em atuação. 

Os quatro dias de evento contam com a presença das trupes: Adorável Companhia (RJ), Atawallpa Coello (Peru), Barracão Teatro (SP), Cia La Mínima (SP), Cia Pé de Chinelo (RJ), Circovolante (MG), Circo Caramba (SP), Circo de Família (MG), Circo Dux (RJ), Daniel Satim (Chile), François Bouille (França), Grupo Palombar (SP), Grupo Seres de Luz (SP), Grupo Teatro de Anônimo (RJ), Grupo Trampulim (MG), Guga Morales (RJ), Irmãs Cola (SP), Janaina Morse (MG), Luciene Luba (MG), Palhaço Viralata (MG), Palhaço Vinagre (MG), Palhaça Purpurina (MG), Palhaça Jojoba (MG), Palhaço Furreca e Lambreta (MG), Passeio de Palhaços com Sociedade do Riso (MG), Reinaldo Facchini (SP), Rodas de Palhaços, Romina Krause (Argentina), Trupe Balão
Mágico (MG), Turma do Biribinha (AL).

A homenageada do Circovolante neste ano é Jasmin, a palhaça de Lily Curcio, que também é antropóloga e estuda a clowneria clássica há 24 anos. Todas as atividades são gratuitas.

Circovolante 

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 19 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 28 anos, entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar. Entre os diversos espetáculos promovidos pela trupe, estão: Xinxin e Juaneto Circo Show, Samba no Pé de Moleque, Sem Refresco e Clavestrovas & Rock and Roll, bem como o projeto Noites Circenses, lançado em 2018.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.