FecharX

CasaCor Minas 2019

Evento encerrado

Data

03/09 até 13/10

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 00:05


Créditos da imagem: Jomar Bragança

A 25ª edição da CASACOR Minas será realizada entre os dias 3 de setembro e 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, imóvel tradicionalmente utilizado pelos governadores de Minas e aberto pela primeira vez ao público. O tema deste ano é Planeta Casa. A ideia, por trás desse conceito, é fazer com que o público reflita sobre como a relação com o mundo influencia no jeito de morar.

O evento conta com 60 ambientes, assinados por um time de peso formado por 94 profissionais. Nomes como Flávio Bahia, que esteve na primeira edição da mostra, em 1995, assim como Gustavo Penna, Pedro Lázaro, Estela Netto e Júnior Piacesi são destaques nesta temporada. Mário Caetano, Ângelo Coelho, Cristina Morethson, Juliana Vasconcellos, Valéria Junqueira, Joana Hardy, Antônio Valadares e Mariza Rizck também compõem o elenco.  

Destaques

Recuperar parte da história da obra feita por um mestre do paisagismo. Esse é o desafio que Nãna Guimarães se propôs a realizar na mostra deste ano. A profissional é a responsável pelo Jardim Burle Marx. A cena visa restaurar o projeto inicial assinado por Burle Marx nos jardins do Palácio das Mangabeiras. Para recriar parte desse ambiente da década de 1950, ela conseguiu obter seis espécies de plantas nativas brasileiras utilizadas pelo famoso paisagista.

Simplicidade e minimalismo. Esse é o conceito que permeia o espaço assinado pelo arquiteto Júnior Piacesi, outro destaque desta edição da CASACOR Minas. Baseado no slow living, Piacesi traz a natureza e a desconexão digital como mote do ambiente. O projeto apresenta resposta a um mundo cada vez mais acelerado, hiperconectado e reforça a necessidade de se viver com elementos essenciais.

Na busca de referências do espaço, o arquiteto planejou diferentes propostas para atender a quem procura por conexão com a alma, a natureza e a praticidade. O refúgio é projetado sobre estruturas metálicas e envolto por uma floresta de eucaliptos, suspenso a seis metros do chão e com acesso por meio de uma rampa que leva o visitante para o ambiente através de um caminho dentre as árvores. Piacesi conseguiu adequar a arquitetura do ambiente à contemporaneidade, deixando um traço autoral.

“O projeto busca uma arquitetura moderna e acessível. O intuito foi, realmente, trazer conceito e lifestyle que abraçassem a natureza, dando luz a um universo menos digital e mais tranquilo. Um verdadeiro refúgio”, resume o arquiteto.

Poesia e Aço

O Espaço ArcelorMittal na CASACOR Minas Gerais 2019 será ocupado por uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura, poesia e aço. Trata-se do Cuboesia, um cubo de aço instalado no jardim de entrada do Palácio das Mangabeiras.

As seis faces do cubo são vazadas por letras que formam pequenos poemas. Cada face traz um poema de quatro linhas, cada uma com quatro letras. E os seis poemas se interagem e se transformam, formando novos poemas mediante a escolha de leitura dos visitantes, que terão acesso ao interior da obra.

Integrado ao Cuboesia está o Jardim de Aço, onde as esculturas são metáforas de elementos da natureza. É uma reprodução da escultura em três tamanhos diferentes, compondo um conjunto de 70 peças. Cada uma delas, composta por um triplo V, produzido com vergalhões e apoiados no chão, com o objetivo de remeter o aço a algo orgânico e vegetal.

Design Solar

No dia 29 de setembro, o Espaço de Experiências da revista Minas em Cena recebe uma exposição dos designers Rodrigo Baba e Virginia Domingos, além de uma mostra da coleção cápsula de panneaux assinados pela fashion designer Gisele Said. Os designers são atração da Mostra de Design Solar.

Rodrigo e Virginia ficam por conta da exibição de dez telas criadas a partir do conceito do fine art, tendo como suporte o design de superfície no têxtil, criando sobreposições que garantem efeitos tridimensionais inusitados aos quadros. As instalações são impactantes e o trabalho é voltado para o mercado de decoração.

A mostra da estilista Giselle Said envolve uma coleção cápsula de panneaux estampados, demonstrando a versatilidade dos lenços. As peças serão vestidas por modelos e mulheres influentes em suas áreas de atuação, que irão posar para fotos em seu ambiente preferido na CASACOR. Após a apresentação, a coleção será disponibilizada para venda.

Pontos de venda

Portaria da Casa Cor Minas 2019

Ingresso Rápido

Tags:
  • sou bh
  • bh
  • Casa Cor Minas 2019
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.