FecharX

Festival Fartura BH

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

03/10 até 04/10

Qui, Sex | 11:00

05/10 até 06/10

Dom | 12:00 - 20:00

Sab | 12:00 - 22:00


Créditos da imagem: Nereu Jr

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil chega a sua 6ª edição, ampliando suas atividades. O festival, que reúne chefs, produtores e profissionais da gastronomia de todas as regiões brasileiras, apresenta uma programação mista para valorizar a cultura gastronômica, entre os dias 3 e 6 de outubro.

O evento, que já é sucesso na capital mineira, cidade onde nasceu, se transformou na maior plataforma de gastronomia do país. Hoje, é responsável por mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público, promovendo diversas expedições pelo país. Todo o material produzido fica disponível no site e nas redes sociais do projeto. 


A movimentação deste ano começa nos dias 3 e 4 de outubro com uma novidade especial. O seminário Cultivar: Conversas Sobre Gastronomia da Origem ao Prato vai incentivar as discussões acerca dos alimentos, reunir profissionais do setor e apresentar cases interessantes em um encontro totalmente gratuito. O evento será realizado no auditório da TV Globo Minas. O horário ainda não foi divulgado.


Já nos dias 5 e 6 de outubro, sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h, acontece a tradicional festa de rua do Festival Fartura. Ao longo de dois dias, cerca de 60 profissionais da gastronomia, entre chefs e produtores de todas as regiões do Brasil, vão estar presentes em frente à sede da Sala Minas Gerais. 


No local, o público terá a oportunidade de apreciar pratos, petiscos e doces de importantes nomes da gastronomia do país. Entre os confirmados estão: Thiago Paraíso (Ouriço – DF), Jonatas Moreira (Akuaba – AL), Leo Magni e Liliana Andriola (Mandarinier Gastronomia - RS), Talita Viza (Alento Sorvetes – MG), Bitaca da Leste – MG, André de Melo (Seuburguer – MG), O Granulado – MG, Paulo Anijar (Santa Chicória – PA), João Lombardi (Ora Pro Nobis – MG), Mariana Gontijo (Roça Grande – MG), Luiz Miranda de Resende (Café com Prosa – MG), Ronaldo Souza e Raquel Brandão (Du Pain – MG). Além de um stand da patrocinadora do evento, a Electrolux, com aulas interativas de gastronomia.


A programação ainda conta com aulas interativas, receitas para o público, shows, apresentações cênicas e espaços temáticos. No ambiente Origem ao Prato acontecem as cozinhas ao vivo, onde os visitantes poderão assistir de pertinho o processo do chef na cozinha, seus segredos e truques em receitas especiais. Além disso, o chef Fábio Jobim, do Gero, restaurante do Hotel Fasano Belo Horizonte, vai participar do Espaço Cozinha, às 15h, onde vai preparar aos olhos do público uma de suas recentes criações: o Risoto parmigiano com ragu de rabada.


Já o Espaço Conhecimento traz aulas com degustação, abordando cases e aspectos culturais da culinária de diversos locais do país. E quem quiser aprender com o chef, tem o Espaço Interativo, um local que conta com diversas aulas práticas. Por lá será possível colocar a mão na massa com Willian Vieira (Terroir Gastronomia - SC), Caetano Sobrinho (Caê Restaurante e Bar – MG), Américo Piacenza (Cantina Piacenza - MG), entre outros.

A participação é gratuita, mediante retirada de convite pelo Sympla. O evento ainda convida os participantes a contribuírem com a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis (não obrigatório). Quem quiser participar, é só entregar sua doação na entrada do local. 

Tags:
  • gratuito
  • comida
  • bh
  • gastronomia
  • fetsival
  • fartura BH
  • Fartura
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.