FecharX

14ª edição do CineBH exibe 16 filmes regionais

Local não informado

14ª edição do CineBH exibe 16 filmes regionais

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

30/10/20 até 02/11/20

Seg, Sex, Dom | 00:00 - 23:59


Créditos da imagem: Jackson Romanelli - Universo Produção/ Divulgação

A 14ª edição do CineBH anunciou recentemente a seleção dos filmes que integram a mostra temática A Cidade em Movimento. São 16 filmes, em formato de médias e curtas independentes realizados na região metropolitana de BH, que dialogam com a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria.

A seleção desse ano levou em conta o cenário imposto pelo isolamento social para pensar sua temática, definida como Sonhar a cidade. Os filmes podem ser assistidos, de forma gratuita, a partir do dia 30 de outubro até 2 de novembro no site oficial do evento.

Diante da seleção dos 16 títulos que vão compor A Cidade em Movimento de 2020, a curadora, Paula Kimo, observou que a cidade se tornou espaço provisoriamente restrito, o que concentrou a conexão com ambientes domésticos e as redes, sejam virtuais ou psicológicas.

A curadora definiu, então, quatro sessões, de forma a tematizar diversos aspectos e colocar em debate, nas rodas de conversa transmitidas paralelas aos filmes, as relações e conexões entre os curtas e a temática. A primeira sessão, Pandemia Criativa, reúne um conjunto de filmes produzidos nesse cenário de exceção sanitária, na cidade de Belo Horizonte, em sua maioria gravados de forma independente e isolada, mas também em atrito com a cidade e suas subjetividades. O bate-papo sobre a sessão será no dia 30 de outubro, às 19 horas, com o crítico e pesquisador João Paulo Campos.

A segunda sessão é intitulada Corpos Dissidentes, com filmes que transitam pelo universo LGBTQIA+. Corpos que renunciam aos padrões hétero e cisnormativos buscam falar da diversidade sexual, liberdade, amor e invenção; encontros, olhares e ritos de passagem traduzem gestos políticos de uma comunidade que se coloca e se impõe na dinâmica social e também nas telas do cinema. A roda de conversa acontece com a jornalista, performer e produtora Juhlia Santos, no dia 31 de outubro, às 19 horas.

Em O teatro em Cena, produções discutem o teatro belo-horizontino e seus desafios diante de uma situação emergencial que fechou as salas de espetáculo e os espaços coletivos onde os artistas se apresentavam. Na roda de conversa, no dia 1º de novembro, às 19 horas, estará a atriz e dramaturga Marina Viana.

Por fim, a quarta sessão se chama A Paz é Branca ou a Resistência Tem Cor e reúne três curtas-metragens sobre histórias, personagens e obras do cinema negro de BH, com filmes que tematizam o debate sobre o racismo e seus enfrentamentos, por meio da expressão artística e política. Dessa vez, a roda de conversa contará com a pesquisadora Maya Quilolo, no dia 2 de novembro, às 19 horas.

Tags:
  • sou bh
  • belo horizonte
  • CineBH
  • curtas
  • filmes regionais
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.