FecharX

Spider

Inhotim

Spider

  • Inhotim
  • Rua B, 20 Inhotim - Brumadinho/MG

Data

15/12/18 até 14/04

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00 - 16:00


Créditos da imagem: Edouard Fraipont

A partir deste sábado (15), o Inhotim recebe uma nova exposição, Spider, a escultura de uma aranha gigante criada pela francesa Louise Bourgeois em 1996. A mostra, idealizada pelo Itaú Cultural, fica até o dia 14 de abril de 2019 na Galeria Mata.

A obra foi vista no Brasil pela primeira vez na 23ª Bienal de São Paulo e adquirida para a Coleção Itaú Cultural. Em 1997, o instituto a cedeu em regime de comodato ao Museu de Arte Moderna – MAM/SP, no Parque Ibirapuera. Esta Spider é a primeira das seis aranhas que a artista produziu em bronze a partir de meados da década de 1990 e que estão espalhadas pelo mundo.

Spider é acompanhada de um texto do crítico de arte Paulo Herkenhoff e de um vídeo de pouco mais de cinco minutos realizado pela equipe do Itaú Cultural, com relato da também crítica Verônica Stigger.

Feita em bronze, a escultura pesa mais de 700 quilos – 68kg, cada uma das oito patas; 113kg o corpo e 57kg a cabeça. O seu traslado, exige grande cuidado e dedicação. Com a inexistência do esboço e projeto original da escultura, a equipe do Itaú Cultural criou um aparato para garantir a sua estrutura na desmontagem e remontagem. A produção do instituto desenhou uma plataforma que é colocada debaixo dela para sustenta-la. As partas, cujas pontas são de agulha, são retiradas uma a uma enquanto uma espécie de berço se eleva da plataforma para segurar o corpo do pesado aracnídeo. Na remontagem, o caminho é o inverso.

Itinerância

O plano de viagem de Spider tem duração garantida por todo 2019, durante o qual ainda poderá ser vista em mais três cidades: Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.