FecharX

6ª Edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura

6ª Edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

26/11/20 até 06/01

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 21:00

Qui | 19:00 - 19:30


Créditos da imagem: Studio Cerri/ Divulgação

Uma mãe que acaba de dar à luz, o pai da criança e o bebê são observados de perto por um pajem com seus cachorros, em cenário tipicamente brasileiro: uma mata de coqueiros. Esta cena, que poderia ser vista em diversas regiões do país, representa, neste ano, uma das histórias mais conhecidas da humanidade: o nascimento do menino Jesus e a Sagrada Família, no 6º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, que será inaugurado no dia 26 (quinta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo, e poderá ser visto até o dia 6 de janeiro, nas vitrines do espaço cultural.

Para assistir à live com o artista Leo Piló, curador do Presépio desde sua criação, que exibirá todos os espaços construídos, é preciso retirar ingressos na Sympla, de forma gratuita. As pessoas inscritas receberão o link com o endereço de acesso. O artista destaca ainda que esta edição nos convida a pensar sobre nossa relação com o mundo. “É tempo de sermos mais solidários e pacientes, especialmente agora. A pandemia acentua a percepção de um homem mais íntegro e integrado à natureza”, reflete.

O Kraft, o papel e o papelão são as grandes estrelas do projeto em 2020, que homenageia a simplicidade, ao valorizar as pessoas comuns que transformam o mundo. Para Leo Piló, o papel Kraft é o material que substitui o plástico, principalmente em sacolas, com uso mais ecológico e menor impacto ao meio ambiente. Por não passar por processos de esbranquiçamento e ser mais natural, é menos contaminante e pode ser facilmente reciclado.

A escolha do material na 6ª edição da iniciativa é um convite à revisão de atitudes, ao lembrar que as pessoas podem reduzir impactos ambientais com pequenas mudanças, como a compra de produtos sem embalagens plásticas.

 

Presépio Colaborativo

Mais de 400 peças em material reciclado compõem os cenários do presépio. Elas foram feitas a partir de técnicas de dobraduras, franzimento, kirigami, empapelamento, papel colé, texturização e alfaiataria em papel. A cena será organizada em três planos diferentes: no primeiro, pequenas peças coloridas, em homenagem às crianças, no segundo, os personagens da Sagrada Família, e, ao fundo, a mata de coqueiros e bromélias, que representa o Brasil e aproxima a tradicional cena de Natal de nossa realidade.

O ambiente também é composto por colunas com referências gregas e romanas, que simbolizam a tradição e o passado. O desgaste das colunas representa a superação desse tempo que não existe mais, anunciando que uma nova era está por ser descoberta e vivida.

Para garantir a segurança dos participantes, todo o conceito do Presépio Colaborativo foi adaptado à nova realidade mundial: as tradicionais oficinas, que todos os anos envolviam o público na sede da Casa Fiat de Cultura, para confecção das peças, foram realizadas em formato de vídeo, nas redes sociais da instituição, ensinando as pessoas a construírem artigos que serão utilizados na decoração natalina de suas casas. Os quatro vídeos, com passo a passo de como fazer botinhas de Natal, bromélias, coqueirinhos e enfeites de parede, já tiveram mais de 7 mil acessos. Os vídeos das oficinas podem ser vistos no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube.

 

Créditos: Ana Vilela

Homenagem às famílias brasileiras e à natureza

A grande inspiração do Presépio Colaborativo 2020 vem da figura materna e do surgimento das famílias. Independentemente do lugar, das crenças e das classes sociais, há sempre um respeito muito grande pelo núcleo familiar e pelas crianças que nascem e precisam de proteção. “Cada pessoa é um pequeno deus. E um nascimento é sempre um sinal de esperança e de dias melhores”, analisa o artista Leo Piló.

A relação com a natureza vem, justamente, do instinto dessas mães em proteger suas crias, sejam nas famílias humanas, sejam nas famílias de animais. “Só se vem ao mundo através das mães, por isso a homenagem a essa figura tão poderosa”, explica.

 

Pontos de venda

Sympla.

Tags:
  • sou bh
  • belo horizonte
  • Presépio Colaborativo
  • natal
  • Leo Piló
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.