FecharX

Projeto Cine Vida

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

04/04 até 09/05

Ter, Qui, Sex | 18:00 - 21:00


Créditos da imagem: Leandro Pinheiro Dias

O Projeto Cine Vida está com inscrições abertas para a primeira oficina de cinema para 2019, que acontecerá de 4 de abril a 9 de maio, no Museu da Moda - MUMO. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 24 de março.

Criado em 2014, o Projeto Cine Vida vem fazendo sucesso desde sua primeira edição realizada na regional norte da cidade. O quinto ano de execução do projeto terá início em abril e possui atividades programadas até dezembro. Todas as oficinas são gratuitas e podem ser feitas no site, que também contém o calendário de aulas e horários.

O projeto conta com oficinas de iniciação ao universo audiovisual, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos das comunidades onde está presente. Ao longo das oficinas ofertadas, cada turma produz um curta-metragem, que terá sua exibição garantida no MIS Santa Tereza ao final do ciclo de oficinas. Além disso, o projeto oferece, ao longo de sua realização, aulas de roteiro, fotografia, produção, direção de cena e direção de arte, dentre outras.

Edição deste ano

No seu quinto ano, o projeto propõe a elaboração do tema Rumos Inesperados. A proposta é apresentar a cidade de BH, seus bairros, centros culturais, comunidades periféricas e os personagens que compõem esses territórios.

Em conjunto com as oficinas, serão desenvolvidos oito filmes de curta-metragem explorando o tema proposto com até dez minutos cada. Será um filme por oficina/centro cultural. O enfoque é na formação dos jovens e adultos, principalmente localizados em áreas de vulnerabilidade e com pouco acesso à cultura e ao lazer. No entanto, serão aceitas inscrições de todos os públicos, independentemente de cor, sexo ou condição social a partir de 15 anos de idade.

Cada oficina possui a duração de 40 horas e será realizada uma oficina por centro cultural. As oficinas serão ministradas por profissionais da área audiovisual e cada uma buscará valorizar as identidades e memórias do patrimônio cultural material e imaterial das comunidades em que estão localizadas, além de se pautarem na criação de práticas de investigação, produção e difusão artística e intelectual dos participantes.

Como forma de atração de alunos, o projeto fará a divulgação das oficinas nos próprios centros culturais e buscará estabelecer parcerias com outros setores da PBH, como escolas públicas e outros projetos e aparelhos culturais da cidade. Cada turma terá no máximo 20 alunos. O Cine Vida também propõe a organização de uma mostra de cinema comentada com os diretores, onde serão exibidos os filmes realizados durante as oficinas, em um evento aberto e gratuito para toda a cidade, no MIS Santa Tereza.

Tags:
  • gratuito
  • oficinas
  • arte
  • cinema
  • Museu da Moda
  • projeto cine vida
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.