FecharX

Paisagens Mineiras - Sérgio Marzano

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Paisagens Mineiras - Sérgio Marzano

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

18/09 até 20/10

Qui | 12:00 - 22:00

Ter, Qua, Sex, Sab, Dom | 12:00 - 18:00


Créditos da imagem: Marcilio Gazzinelli

A exposição Paisagens Mineiras, de Sérgio Marzano, vai poder ser vista de perto, do dia 18 de setembro ao dia 20 de outubro, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A mostra vai contar com quadros em que o artista extrai dos minerais o pigmento utilizado na pintura, além do material bruto utilizado para a feitura das tintas e ferramentas que auxiliam no processo. 

Sérgio explora os recursos naturais que a natureza oferece, mas sua criatividade vai além disso. Recentemente, ele descobriu materiais e pigmentos de cores diversas, obtidos através do processamento em laboratório da UFMG, de rejeitos de mineração de ferro da Gerdau, e incorporou estes materiais à sua arte. O resultado de todo este processo criativo poderá ser visitado gratuitamente pelo público no período da exposição.

O artista

Nascido em Conselheiro Lafaiete, Sérgio Luiz Marzano concluiu o curso de administração de empresas na FUMEC, em Belo Horizonte, em 1988. Passado um tempo, já como autônomo, se matriculou em disciplinas isoladas na Escola Guignard (UEMG). Numa revista da biblioteca da escola viu uma foto de um artista trabalhando com uma peneira e isso lhe chamou a atenção para a possibilidade de trabalhar com minerais.

Daí em diante, começou a usar pó de ferro junto ao pó de mármore, o que desencadeou sua pesquisa constante com rejeitos de minério, pedras, arenito, grafite, areia e óxido de ferro. No final de 1999 e início de 2000, quando uma galeria de arte se interessou pelos seus trabalhos, resolveu se instalar num ateliê e passou a se dedicar exclusivamente à arte. Participou de exposições individuais e coletivas. Possui trabalhos no Brasil e no exterior. 

Tags:
  • Sérgio Marzano
  • Paisagens Mineiras
  • exposição
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.