FecharX

Narrativas em Processo – Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

Palácio das Artes

Narrativas em Processo – Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

  • Gratuito

Data

10/07 até 29/09

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 17:00 - 21:00


Créditos da imagem: Iara Venanzi

Exposição Narrativas em Processo – Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural chega a capital mineira. A mostra, que vai ocupar a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard a partir de 10 de julho, apresenta um conjunto de 46 obras, que abarcam 84 anos de confecção deste tipo de livro por artistas brasileiros, na transição entre o moderno e o contemporâneo, e revelam como a participação e a invenção artística traçam fronteiras com a literatura e o design. A entrada é gratuita.

No Palácio das Artes, a exposição que já passou por vários locais do país, chega renovada, com foco nos artistas brasileiros que constam neste acervo e na transição entre o moderno e o contemporâneo, especialmente quando o formato do livro ultrapassa as fronteiras do seu formato físico e conceitual, expandindo o lugar da palavra para além da página.

Doze obras que estão nesta exposição são inéditas. Como gravuras do Álbum Anamorfas (1980), de Regina Silveira; O Meu e o Seu – Impressões do nosso tempo (1967) e fotos deste álbum, um duplo conjunto de Antonio Henrique Amaral. Caixa de Retratos (2010), de Marcelo Silveira; De Arte (2001) e A Simétrica (1995), de Waltercio Caldas, também, são novidade.

Para além dos livros

Em Belo Horizonte, Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural se desdobra em seis núcleos – Paisagens, Rasuras, Livros-objetos, Uma escrita em branco, Álbuns de gravura e Design gráfico: um breve panorama sobre ilustrações no Brasil. A proposta dessa divisão é ampliar a percepção do público sobre as múltiplas facetas do livro de artista. “Esta não é uma exposição apenas sobre livros-objetos como se poderia imaginar quando veem à mente a expressão ‘livro de artista’”, salienta o curador da exposição Felipe Scovino.

Sobre a Coleção Itaú Cultural

As peças desta exposição pertencem ao acervo do Banco Itaú, mantido e gerido pelo Itaú Cultural. Formado por recortes artísticos e culturais que abrangem da era pré-colombina à arte contemporânea, cobre a história da arte brasileira e importantes períodos da história de arte mundial.

Atualmente, formada por mais de 13 mil itens, a coleção reúne pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias, moedas, medalhas e outras peças. Trata-se da oitava maior coleção corporativa do mundo e a primeira da América do Sul, segundo levantamento realizado pela instituição inglesa Wapping Arts Trust, em parceria com a organização Humanities Exchange e participação da International Association of Corporate Collections of Contemporary Art (IACCCA).

Tags:
  • palácio das artes
  • bh
  • Itaú Cultural
  • Narrativas em Processo – Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural
  • mostra
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.