FecharX

Meu Retrato Brasileiro

  • Gratuito

Data

03/12 até 15/12

Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Créditos da imagem: Bonandbon/shutterstock.com

A Sociedade de Poetas Vivos, do Colégio Santo Agostinho, e o Educativo do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal realizam, de 03 a 15 de dezembro, a exposição de poesias de alunos, Meu retrato brasileiro: poesia e reflexão a partir do legado da formação da nossa gente. A mostra pode ser vista no horário de funcionamento do museu, com entrada gratuita.

O Brasil é um território plural. Inúmeras crenças, etnias, sotaques, cultura e cores se misturam entre o Oiapoque e o Chuí. Porém, desde o início da colonização, o preconceito e a intolerância se tornaram visíveis na sociedade. E é na escola que o contato com as diferenças se evidencia e torna-se um elemento importante no amadurecimento das crianças. Por isso, para juntar as forças e reforçar valores de pluralidade, empatia, tolerância e respeito no ambiente escolar, a parceria entre as duas instituições trouxe a possibilidade de conexão, visando novas perspectivas para todos, num exercício de ampliar a sensibilidade à pluralidade do Brasil.

A exposição interativa é fruto do trabalho desenvolvido junto aos alunos do 4º ano do Fundamental. O trabalho é guiado pela aproximação das crianças e estimula a busca delas por notáveis ou anônimos poetas.
 
Para incentivar as reflexões e produções literárias desenvolvidas no âmbito escolar, os alunos visitaram o Museu das Minas e do Metal e participaram de visitas mediadas e dinâmicas construídas a partir da abordagem descolonizadora do pensamento, não somente a respeito dos assuntos da mineração, mas mostrando outras faces da construção da história do Brasil e da constituição de sua gente.

Tags:
  • exposição
  • diversidades
  • brasil
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.