FecharX

Créditos da imagem: Gabriel Muniz

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro e para celebrar a Fundação Municipal de Cultura preparou uma programação especial em diversos centros culturais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá e vários outros personagens fantásticos que habitam o imaginário popular, além de danças, músicas e brincadeiras, que fazem parte deste universo folclórico, serão temas de debates, oficinas, rodas de leituras, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita.

 

Dos dias 12 a 14 da agosto, acontece a 53ª Semana Mineira de Folclore, no Centro Cultural Salgado Filho. O evento é realizado pela Comissão Mineira de Folclore em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Na programação está o lançamento da 32ª Revista da Comissão Mineira de Folclore e rodas de conversas com os temas Tipos Populares Urbanos e O que se Guarda para não Esquecer.

 

Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, recebe no domingo, dia 25, às 14h30, apresentação do Grupo Folclórico Aruanda. Considerado um dos maiores representantes da cultura folclórica do Brasil, o grupo atua desde 1960, no cenário nacional e internacional, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. O espetáculo integra a programação do evento Festejos na Lagoa, que acontece das 9h às 17h, com diversas atrações. O espaço ainda recebe na quinta-feira, dia 29, a oficina De Saci a Pererê.

 

Também estão previstas as atividades: Café com Lorota Especial Mês do Folclore, no Centro Cultural São Bernardo, na quinta, dia 22, às 15h; a exposição “Cultura Popular” no Centro Cultural Liberalino Alves, que fica em cartaz ao longo de todo o mês; e a oficina Mitologia Brasileira, no Centro Cultural Vila Fátima, na quinta, dia 29, às 14h.

 

Confira a programação completa:

 

Centro Cultural Salgado Filho

Roda de conversa sobre “Tipos Populares Urbanos”. Tema da Revista nº 29.

Dia 13 de agosto (terça) às 19h30

 

Roda de conversa sobre “O que se guarda para não esquecer” – representação de monumentos identificadores do viver local e residencial – Tema: O que é patrimônio?

Dia 14 (quarta), às 19h30

 

Centro Cultural São Bernardo

Lorota Mês do Folclore

As Rosas do São Bernardo e o CCSB convidam para o Café com Lorota Especial Mês do Folclore. Nesta edição, comemoraremos toda a nossa identidade cultural, com nossas tradições, rituais, costumes, danças, lendas e canções.

Dia 22 (quinta), às 15h

 

Centro Cultural Liberalino Alves 

Exposição Cultura Popular

Exposição de livros na Biblioteca em homenagem ao Mês do Folclore, sobre cultura popular, seus mitos, lendas e festas.

A partir de 1º/8. Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 20h; sábados e domingos de acordo com a programação agendada. Biblioteca: segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Centro Cultural Vila Fátima 

Mitologia Brasileira

Leitura de textos sobre o folclore nacional e seus personagens, seguida de produção de desenhos dos personagens mais conhecidos. Com Ericka Martin e Thiago Barbosa

Dia 29 (quinta), às 14h

 

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado 

Oficina: De Saci a Pererê
Após leitura de fragmentos dos contos de quatro dos personagens do folclore brasileiro (Saci Pererê, Mula sem Cabeça, Curupira e Boitatá), os participantes serão convidados a construir histórias, cujos personagens sejam protagonistas e suas características e ações se misturem ou mesmo se confrontem. Público: livre – 20 vagas. Mediador: Wander Ferreira
Dia 29 (quinta), às 14h, na Biblioteca.

Apresentação do Grupo Folclórico Aruanda
O Grupo Aruanda é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil. Tem como objetivo pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. Atua no cenário nacional e internacional desde 1960, revelando com esmero e riqueza de detalhes o grande painel da diversidade cultural brasileira. O show integra a programação do evento Festejos na Lagoa.
Dia 25 de agosto (domingo), às 14h30.

Galeria de Arte GTO
Exposição #OCUPASACY
Trata-se de uma mostra gratuita e bastante diversa que explora fatos e curiosidades sobre um dos personagens mais icônicos do folclore brasileiro: o Sacy. Especialista em traquinagens, ele provoca um redemunho de aprendizados e brincadeiras sobre a cultura popular. A exposição apresenta o Fabuloso Inventário, com 77 espécies de sacys de diferentes gêneros (ilustradas por Marcelo Bicallho), permitindo que o público complete as histórias e dê sua interpretação a cada uma delas.

Até dia 8 de setembro (domingo). Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados – das 9h às 21h.

Tags:
  • Cultural
  • bh
  • Folclore Brasileiro
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.