FecharX

Menus da Belle Époque

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Menus da Belle Époque

  • Gratuito

Data

11/07 até 26/07

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex | 09:00 - 17:00


Créditos da imagem: André Boccato

Uma combinação de história e da alta gastronomia, a exposição Menus da Belle Époque chega a Belo Horizonte trazendo a coleção de cardápios de D. Pedro II.

 

A mostra é composta por menus de restaurantes e jantares do século XIX, reproduzidos em painéis fotográficos, colecionados por D. Pedro II e, posteriormente, por André Boccato, fotógrafo, jornalista, chefe de cozinha experimental e editor de livros de gastronomia.

 

Os cardápios impressionam não só por sua riqueza de detalhes e beleza gráfica, mas por serem um retrato da sociedade da época. São verdadeiros documentos que revelam costumes, gostos, padrões estéticos e origens da gastronomia brasileira.


 

Créditos: André Boccato


Entre os itens curiosos da coleção, há um cardápio à base de carne dos animais do zoológico parisiense; filé de elefante, camelo, urso e jacaré. Há também menus de navios, recepções oficiais, inaugurações de estradas de ferro e eventos sociais no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.

 

São documentos que extrapolam a curiosidade estética e tornam-se testemunhos históricos do nascimento da cultura gastronômica brasileira. A visitação acontece de 11 a 26 de julho, das 9h às 17h, na sede do IPHAN. A entrada é gratuita. 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.