FecharX

Fotografia e Memória com Aline Motta

Museu de Arte da Pampulha

Fotografia e Memória com Aline Motta

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

25/08 até 25/08

Dom | 10:00


Créditos da imagem: Agência Ophelia

No dia 25 de agosto o Museu de Arte da Pampulha recebe oficina e palestra sobre Fotografia e Memória, com a artista visual Aline Motta. As ações têm o propósito de estimular a produção e a pesquisa em artes visuais na capital mineira, contribuindo para o processo formativo da comunidade artística local e nacional. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser realizadas no site Bolsa Pampulha.

A artista Aline Motta, de Niterói (RJ), vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Sua investigação busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência.


A oficina Fotografia e Memória acontece de 10h às 13h. Oferece um mergulho nos processos de criação da artista, compartilhando as diversas pesquisas que ela realizou em arquivos públicos e privados com o intuito de criar uma poética intimamente ligada com memória e trajetória de vida de alguns de seus familiares. A artista também propõe a ampliação de repertório visual com a apresentação de trabalhos das artistas negras americanas Carrie Mae Weems, Lorna Simpson e Lorraine O'Grady, cujas obras se conectam diretamente com o tema em questão.

Já a palestra, que começa às 15h, pretende proporcionar uma experiência e contato direto com a artista e seus processos e métodos de trabalho. O objetivo é que o público possa desenvolver e aprofundar sua própria poética e pesquisa artísticas, a partir da trajetória de vida de seus familiares e experiências em suas comunidades.

Tags:
  • gratuito
  • Museu de Arte da Paumpulha
  • artes visuais
  • Aline Motta
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.