FecharX

Exposição Morar Contemporâneo: 4 As do Made in Italy

Casa Fiat de Cultura

Exposição Morar Contemporâneo: 4 As do Made in Italy

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

30/11/20 até 30/11/20

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 00:00 - 23:59


Créditos da imagem: Jomar Bragança

O conteúdo de uma palestra da IV Bienal de Design Brasileira, realizada em 2012 em Belo Horizonte, serviu de mote para o trabalho que a arquiteta e designer Isabela Vecci apresenta, até o dia 30 de novembro, realização conjunta da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, para o projeto Janelas CASACOR 2020. Na palestra, Cristina Morozzi, diretora do Instituto Marangoni de Milão, discorreu sobre os pilares que compõem a indústria italiana, curiosamente iniciados pela vogal A: Arredamento (Mobília), Abbigliamento (Vestuário), Alimentare (Agroalimentar) e, de forma horizontal, a Automazione (Automação). Foi a partir dessa ideia que Isabela Vecci começou o desenho da exposição, batizada de Morar Contemporâneo: 4 As do Made in Italy. A mostra está disponível nas Vitrines da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários - BH/MG), e também no site.

 

A fama da expressão Made in Italy, que com o tempo se tornou uma verdadeira marca, vem da qualidade que caracteriza o artesanato italiano e a excelência industrial: do calçado ao pret à porter, da bicicleta ao automóvel, sem esquecer as excelências da comida e do vinho, os produtos italianos que ostentam este título são particularmente procurados nos mercados mundiais pela qualidade e confiabilidade, pela criatividade e originalidade do design, por sua durabilidade e segurança, por seu sabor inconfundível.

 

Em quatro vitrines, a arquiteta faz uma síntese do que há de mais valoroso em cada um desses As, reforçando a intrínseca relação entre indústria e cultura italianas, amalgamadas na história do país. O Design italiano é transversal aos quatro pilares: os alimenta e faz o sucesso deles no mundo. Além da representação expositiva, palestras e outros conteúdos digitais somam para fazer uma reflexão sobre o tema. Para Isabela, um dos pontos altos da exposição é a característica marcante de uma indústria edificada a partir da diversidade.

 

A arquiteta aponta que, embora desgastada como palavra, a inovação, lá, costuma ser atrelada aos processos culturais. “A gente não encontra essa falta de medo de criar um diálogo entre tecnologia e cultura em outros países industrializados, seja na Europa ou na América. A Itália tem essa característica forte de experimentação. A gente observa um produto italiano e logo imaginamos: como eles pensaram nisso dessa maneira e não da forma tradicional?”, reflete.

 

 

Programação digital

 

Além do circuito de visitação e transmissão no site do projeto, a exposição “Morar contemporâneo: os 4 As do Made in Italy” ainda conta com uma programação de conteúdo que poderá ser acompanhada digitalmente, alguns realizados em parceria com o IED, o Instituto Europeu de Design com sede em São Paulo.

 

Pierluigi Astorino, engenheiro italiano e diretor de Manufatura da FCA, fala sobre automação, no dia 11 de novembro. Ele vai destacar a evolução da automação italiana, que tem um lastro histórico, cultural e artístico e a inovação do fazer está no DNA dos processos industriais. Leonardo da Vinci é um grande exemplo. Foi um dos primeiros a propor projetos de automação, que vêm evoluindo ao longo do tempo e hoje é uma referência mundial.

 

No dia 17 de novembro é a vez da moda. Diego Dolcini, nome que assina uma marca luxuosa de sapatos italianos. Com passagens de carreira na Bulgari, Gucci, Trussardi e Dolce e Gabbana e Balmain ele é hoje uma referência dessa indústria. Ele vai falar sobre a força do design italiano e porque ele é uma influência de moda em todo o mundo.

 

Por fim, no dia 23 de novembro, em paralelo ao início da V Semana da Gastronomia italiana, será a vez do chef Massimo Battaglini dar a sua visão em vídeo sobre a importância de comer bem. Além disso, ele falará sobre as excelências gastronômicas italianas que colocam o país em primeiro lugar na Europa na produção de produtos com qualidade certificada.

Tags:
  • sou bh
  • exposição
  • Janelas CASACOR
  • Morar Contemporâneo: 4 As do Made in Italy
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.