FecharX

Exposição Moderno Jardim Brasileiro

Casa do Baile - Pampulha

Exposição Moderno Jardim Brasileiro

  • Gratuito

Data

18/12/18 até 31/07

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00 - 18:00


Créditos da imagem: Cassio Campos

A Casa de Baile apresenta, a partir deste sábado (15), às 10h, a exposição Moderno Jardim Brasileiro. A mostra, que vai reunir reproduções de projetos paisagísticos em mesas com breves descrições explicativas, também vai receber obras inéditas de Burle Marx.

A exposição, com curadoria de Cássio Campos, vai contextualizar os jardins modernos a partir da reprodução de projetos paisagísticos em fac símile. Obras internacionais, como o jardim italiano da Villa Lante, de Giacomo Vignola; o jardim barroco francês, nos jardins do Palácio de Versailles, de André Le Nôtre; o jardim cubista, no Jardim de Água e Luz, de Gabriel Guévrekian serão representadas. 

Já a produção brasileira reúne os projetos de Auguste Glaziou, paisagista do império que fez jardins importantes no Rio de Janeiro, além do jardim da Casa da Rua Santa Cruz, de Mina Warchavchik e o jardim moderno de Roberto Burle Marx, de José Tabacow, Haruyoshi Ono, Waldemar Cordeiro, Roberto Cardozo, Gustavo Leivas, Júlio Ono e Isabela Ono. 

O destaque da mostra fica por conta da exibição dos projetos do próprio Burle Marx e das fases posteriores de seu escritório. Além dos desenhos da Pampulha, estarão no local matérias da Praça de Casa Forte (Recife); Ministério da Educação e Saúde (RJ); Avenida Atlântica (RJ), Parque do Flamengo (RJ); Parque das Mangabeiras (BH); KLCC Parque (Malásia); Biscayne (Miami); Praça da Revolução Acre; Museu do Amanhã (RJ); Parque da Vila dos Atletas (RJ); Instituto de Resseguros do Brasil (RJ); Unique Garden Spa (SP). 

Para ampliar a experiência dos visitantes, o espaço vai receber uma mesa educativa com moldes de elementos dos jardins; um elemento, com quase 5 metros de raio, projetado para o Parque do Barreiro, em Araxá; e uma instalação com grafismos das espécies de plantas dos jardins da Casa do Baile. 

A mostra fica em cartaz até o fim de julho de 2019 e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h.

A entrada é gratuita.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.