FecharX

Exposição Minas|Itália: Construção da Modernidade

Centro Cultural Banco do Brasil

Exposição Minas|Itália: Construção da Modernidade

  • Gratuito

Data

07/12/20 até 31/01

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00


Créditos da imagem: Daniel Moreira/Mineralimage

Acontece hoje, dia 7 de dezembro, inauguração da exposição “Minas|Itália: Construção da Modernidade” no CCBB BH, realizada pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, com a produção do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS). A entrada é gratuita mediante agendamento prévio on-line via Eventim e com limite de acessos e de quantidade de pessoas nos espaços do prédio. Com a curadoria de Leonardo Castriota e Augusto Nunes, a exposição vai até 31 de janeiro.

 

A influência italiana na arquitetura da capital mineira é presença constante nos últimos 100 dos 300 anos que Minas Gerais agora completa. Para comemorar o tricentenário de Minas Gerais, um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes italianos no final do século XIX e início do século XX, a mostra de fotografias tem por objetivo valorizar a memória histórica da imigração italiana presente em diversas construções arquitetônicas na capital mineira.

 

A Itália sempre desempenhou um importante papel na cena de Belo Horizonte. A intensa produção dos arquitetos italianos e ítalo-brasileiros marca de forma definitiva a configuração arquitetônica da capital mineira, em construções e prédios como a sede do Minas Tênis Clube, o Palácio Arquiepiscopal, a Santa Casa da Misericórdia, a sede da Prefeitura, a Secretaria da Segurança Pública, atual CCBB BH, e o Teatro Francisco Nunes. Essas construções trazem os signos da cultura arquitetônica italiana, onde a manutenção de um classicismo vigoroso, com uma cuidadosa revisitação dos elementos clássicos, alia-se a uma genuína atenção ao modernismo, que ganha cada vez mais terreno na Europa do século XX.

Num tempo onde a apreensão instantânea do mundo torna o olhar o mais das vezes desatento, a exposição é um convite ao visitante para se ater com mais atenção aos detalhes arquitetônicos presentes em Belo Horizonte, que, espalhados por toda a cidade, refletem a contribuição do pensamento e ação da arquitetura italiana na construção da cidade.  

Assim, num primeiro nível, de apreensão primordialmente sensorial, a exposição trará 20 imagens de detalhes arquitetônicos – ornamentos, elementos escultóricos, pedaços de volumes, curvas – em fotografias de grandes formatos. Neste primeiro nível, o público será convidado a se defrontar, de forma intuitiva e mais imediata, com a presença estética desses elementos e com seu impacto visual. Em seguida, este nível de apreensão poderá ser complementado com um segundo nível, no qual o espectador fará a conexão dos elementos apresentados nas fotografias dos detalhes com os edifícios que os abrigam, numa apreensão da ordem do conhecimento arquitetônico.

A mostra é uma realização do Consulado da Itália em Belo Horizonte em parceria com o Governo do Estado, conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte e produção do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável, também sediado na capital mineira.  

Tags:
  • sou bh
  • exposição
  • ccbb bh
  • minas gerais
  • Itália
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.